A avaliação física são testes que identificam as condições físicas do indivíduo, podendo englobar condições musculares, cardiorrespiratória e de gordura, além de possibilitar o reconhecimento de limitações, se houver. Estes dados irão nortear o profissional de Educação Física na elaboração do sistema de treinamento adequado à necessidade do aluno, respeitando suas restrições e intenções, visando o bem estar do mesmo.
Um dos parâmetros mais acessíveis para os profissionais da área é o de análise de gordura, que é feito em algumas etapas. A primeira delas é a anamnese, a qual o avaliador questiona o avaliado sobre a utilização de medicamentos, histórico de cirurgias, doenças crônicas e hábitos cotidianos. Após concluir esta etapa, o profissional afere os perímetros e tira as medidas de peso e altura, além das dobras cutâneas que, através de um cálculo, gerará o percentual de gordura atual e a relação de massa magra e gorda do indivíduo.
É uma importante ferramenta para verificar se os objetivos traçados para o período de treinamento estão sendo alcançados, já que a recomendação é de que seja realizada periodicamente a fim de acompanhar a evolução corporal do aluno, além de subsidiar a elaboração do próximo ciclo de treino e no estabelecimento de novas metas.
Para que uma boa avaliação seja executada, é necessário seguir alguns protocolos existentes, além de ser sempre realizada por um profissional preparado para tal função, com o propósito de que os dados colhidos sejam genuínos e mostrem as condições reais do avaliado.
Espaço Saúde Max Forma
