Você já parou para pensar em como cobramos das crianças atitudes qual talvez nem nós adultos temos controle?
A birra na verdade é uma imaturidade emocional e cognitiva da criança em lidar com sentimentos, e as crianças utilizam para demonstrar que algo não está bem. Pode ser cansaço, irritação com algo, alguma situação que a deixou frustrada, um não e outras situações.
Se repararmos, quando no momento de birra os responsáveis dizem “Não”, saem de perto, ameaçam ou tentam explicar a situação, parece que tudo piora não é? É porque nesse momento a criança não está pensando, ela está somente se protegendo, e é a forma que consegue se expressar.
E o que podemos fazer para melhorar esses momentos de “birra”?
A criança necessita se sentir segura, acolhida, amada e respeitada, e nada melhor que a presença do responsável para tal, pois é quem dá maior segurança a ela, só assim o cérebro racional começa a agir normalmente. Depois, quando a criança se acalmar ai sim é o momento de conversar, ensinar, explicar de forma amorosa e acolhedora, e com o tempo a criança conseguirá administrar melhor para autorregular as emoções. Lembrando que não será somente uma vez que tudo resolverá, será inúmeras vezes.
Tente repassar nesse momento com a criança o que a ajudou a acalmar, ensinar as emoções, e focar na solução da causa da birra: como resolver o problema que a deixou nervosa?
Caso apenas o acolhimento e a orientação da família não sejam suficientes, procure a intervenção de um profissional.
Cândido Mota realizará importante Conferência de Turismo
O evento é aberto à toda população e para participar basta fazer a inscrição (gratuita) pelo QR code no post ou pelo link