AMÉRICA LATINA MAIS INTEGRADA
Em artigo para a DW, Alexander Busch correspondente da América do Sul, escreveu: ‘a América Latina mais integrada, as empresas que atuam em toda a América Latina vão reestruturar suas cadeias de valor. Cada vez mais conglomerados latino-americanos estão passando a enxergar suas filiais, do México à Argentina, pela primeira vez como uma unidade… isso poderia gerar uma onda de crescimento na América Latina’, afirmou ele.
CONTROLE SANITÁRIO
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, realiza o controle e a inspeção de produtos, desde o processo de rotulagem até o registro de estabelecimentos. Para apresentar esse trabalho, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, representantes da Coordenação das Cooperativas da Reforma Agrária do Paraná, na sede do Mapa, em Brasília. “O Mapa é parceiro no desenvolvimento da agricultura familiar e da agroindústria…”, disse o ministro Carlos Fávaro.
ALÍVIO EMERGENCIAL
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e dirigentes de entidades do setor rural se reuniram com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, para discutir a situação dos produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes intempéries climáticas. Durante o encontro, o governo federal indicou que a suspensão das cobranças será limitada e dependerá da elaboração de um diagnóstico detalhado sobre as perdas.
TRIGO TROPICAL
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de um treinamento técnico sobre trigo tropical promovido pela Embrapa, em parceria com entidades do setor produtivo. A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais da assistência técnica com foco na expansão da cultura de trigo no Brasil Central, buscando maior competitividade para a cadeia produtiva. Representando a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, o assessor técnico Tiago Pereira apresentou os principais gargalos identificados pela Confederação.
CANA-DE-AÇÚCAR
Asafra de cana-de-açúcar encerra o ciclo 2024/25 com produção estimada em 676,96 milhões de toneladas, redução de 5,1% ao se comparar com a safra de 2023/24. Ainda assim, este é o segundo maior volume colhido na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A queda é reflexo dos baixos índices de chuvas, aliados às altas temperaturas registradas na Região Centro-Sul, que representa 91% da produção total do país, prejudicando a safra que se encerra.
EMBRAPA E ONU
A Embrapa e a ONU Mulheres formalizaram, na sede da empresa de pesquisa em Brasília (DF), carta de intenções com o objetivo de institucionalizar a perspectiva de gênero nas políticas públicas de agricultura, por meio da geração de conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologias sociais e articulação com programas estratégicos. Assinaram a carta a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e a representante da ONU Mulheres para o Brasil, Ana Carolina Querino.
CRÉDITO RURAL NO ESTADO DE SP
Relatório elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) apresenta o acompanhamento mensal do crédito rural. Nos nove meses de vigência do Plano Safra 2024/2025, foram desembolsados R$ 25,5 bilhões em crédito rural em São Paulo, valor que corresponde a 9,4% do total nacional e mantém o estado como o quarto maior demandante de recursos.
AGRISHOW 2025
Pasta estadual de Agricultura transfere o gabinete para Ribeirão Preto para anúncios de investimentos no setor agropecuário e transferência de tecnologias para o produtor rural. O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estará presente na 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). No início da feira, a gestão paulista realiza o seu tradicional evento com anúncios para o setor agropecuário paulista e permanece até o dia 02 de maio.
(Com informações de assessorias)

