O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

AgroNotícias

Informações da agricultura e da pecuária através do jornalista Mauricio Galhardo.

ESCOAMENTO DA SAFRA 2024/2025

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram o Plano de Escoamento da Safra 2024/2025, que reúne as principais iniciativas para aprimorar a logística e a infraestrutura brasileiras, garantindo o escoamento eficiente da safra recorde de grãos. O evento foi realizado no auditório do Ministério dos Transportes e contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

BANCADAS DO AGRO

No último dia 1 de fevereiro, que marcou o fim do recesso, o Congresso Nacional escolheu os novos presidentes das casas legislativas, bem como das respectivas mesas diretoras. Os eleitos foram Davi Alcolumbre (União – AP), para o Senado, e Hugo Motta (Republicanos – PB), que cumprirão seus mandatos no biênio 2025 e 2026. As bancadas ligadas ao agronegócio fizeram avaliação positiva dos resultados, parabenizando os vitoriosos.

FPA E A COP 30

Sobre as prioridades para os próximos dois anos, Lupion salienta que a bancada está atenta desde às questões econômicas até a realidade das invasões de terras país afora, que segundo ele, são orquestradas por movimentos sociais que estão dentro do governo. ‘Precisamos buscar soluções para a economia que afetam diretamente produtores rurais e toda a sociedade …’ disse Lupion.

BRASIL

Em entrevista concedida ao Jornal Jovem Pan, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), destacou que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos à China, bem como a resposta dos chineses aos americanos, podem se converter em oportunidades para o mercado brasileiro. Apesar disso, o deputado admitiu que o Brasil também deve ser alvo da estratégia comercial do presidente americano, Donald Trump.

VENDA DE TRATORES

O agro paulista é um dos principais mercados que impulsionam o crescimento do setor de máquinas agrícolas do Brasil. Em 2024, o estado manteve sua posição de líder em vendas de tratores no país, segundo o último balanço realizado, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com mais de 7 mil unidades comercializadas no Estado de São Paulo, o que representa uma participação de 21% do comércio nacional.

CEBOLA

As expectativas de uma excelente temporada para a cebola no quesito produção tem se confirmado no Sul. Basicamente o cenário atual, tanto em relação à produção quanto aos preços estão inversos ao período passado. A safra 23/24 do Sul foi marcada por uma intensa quebra produtiva em decorrência das volumosas chuvas durante o plantio e desenvolvimento dos bulbos em 2023 por conta de efeitos do El Niño. O Sul, que normalmente é responsável por abastecer o mercado no início do ano, deixou uma lacuna de oferta, e no ano passado foi necessário importar cebolas de outros países (sobretudo da Argentina) a fim de cobrir a demanda nacional. 

COTTON BRAZIL

O programa Cotton Brazil, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), lançou seu Relatório Anual 2024. A publicação apresenta as principais ações realizadas e os destaques ao longo de 2024, como a conquista do posto de maior exportador mundial de pluma pelo Brasil. O conteúdo traz um panorama geral do mercado de algodão no Brasil e no mundo, identificando os principais produtores, consumidores, importadores e exportadores. 

AMÉRICA LATINA UMA ÚNICA VOZ

Os sistemas agroalimentares da região e desenvolvimento regional devido à sua interação com a ciência e a tecnologia, afirmou o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, ao participar da primeira edição do Fórum Econômico Internacional sobre América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá. O fórum contou com a presença de palestrantes de 15 países, líderes regionais e mundiais, incluindo Santiago Peña, Presidente do Paraguai e também uma mensagem gravada da Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, também foi ouvida.

(Com informações de assessorias)

Ultimas Notícias!