Os eleitores de três cidades da região vão ter apenas uma opção de voto válido para as prefeituras nas eleições municipais de 2024. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios de Cândido Mota, Cruzália e Lutécia possuem apenas um candidato concorrendo ao cargo de prefeito no pleito deste ano.
No Centro Oeste Paulista são sete municípios que estão nessa situação, sendo que em seis deles, os moradores já conhecem os políticos que vão concorrer ao cargo. Somente em Balbinos o candidato à prefeitura não tenta a reeleição.
Conforme o TSE, o prazo para apresentação dos pedidos de registro de candidatura se encerrou no dia 15 de agosto.
No caso de eleições majoritárias, nas quais basicamente ganha quem tiver a maioria dos votos, a única possibilidade de apresentação de outros candidatos é se houver substituição, que pode ser feita até 20 dias antes (16 de setembro), ou em caso de falecimento até a véspera do pleito.
Um voto e é eleito
De acordo com a legislação eleitoral, será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos (não computados os em branco e os nulos).
E, ainda que sejam registrados mais votos em branco ou nulos, a pessoa continua sendo eleita, pois, no cálculo, só são considerados os votos válidos.
Segundo o Portal da Transparência do TSE, Cândido Mota possui eleitorado de 23.187 pessoas aptas a votar em 2024.
Além do candidato a prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, que tem como vice Júlio Urbano, o município possui 88 candidatos concorrendo ao cargo de vereador.
Cruzália
Em Cruzália, os eleitores terão apenas o candidato Arildo Osmar de Moro, o ‘Arildo Mosquito’, que tem como vice Luiza Henschel, disponível para votar para a prefeitura. Além de um candidato a prefeito, os 1.997 eleitores do município terão 25 candidatos a vereador disponíveis para voto.
Lutécia
Em Lutécia, os eleitores também terão apenas o candidato Laudemir Leati, o ‘Leati’, disponível para votar para a prefeitura. Ele tem como vice Mário Rubens Murgo Filho, o ‘Marinho’. Além de um candidato a prefeito, os 2.420 eleitores do município terão 41 candidatos a vereador disponíveis para voto.