A Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’, o Colégio Agrícola de Cândido Mota, terá um novo diretor a partir de 2025. Após passar pela análise de currículo, pela prova escrita de qualificação, por uma entrevista e pela consulta à comunidade escolar (eleição), o professor Alexandre Marroni foi designado no último dia 10, pelo Centro Paula Souza (CPS), para exercer o cargo de Diretor da Etec de Cândido Mota a partir do dia 3 de fevereiro de 2025.
O processo de escolha do diretor das escolas do Centro Paula Souza é bastante criterioso. A princípio, o candidato precisa se encaixar em alguns pré-requisitos para se inscrever ao cargo, tais como: ser professor indeterminado no Centro Paula Souza, bem como ter no mínimo 5 anos de experiência em função docente ou técnico-pedagógica no Ensino Médio e/ou na Educação Profissional de Nível Técnico ou Tecnológico. Respeitados os pré-requisitos, o currículo do candidato é avaliado para que possa seguir para a próxima fase: a prova escrita de qualificação. Na prova escrita são avaliados os conhecimentos técnicos do candidato: Legislação da Educação, Regimento Comum das ETECs entre outros. Os candidatos aprovados na prova escrita são convocados para uma entrevista em que é avaliado o perfil profissional do candidato e a sua capacidade de resolver situações-problemas. Vencida mais essa etapa, o candidato se torna apto a se candidatar ao cargo de diretor em até três unidades do CPS para a fase subsequente que é a consulta à comunidade escolar. Essa etapa consiste na realização de uma eleição, em que alunos, funcionários e professores votam no candidato de sua preferência após analisar os planos de trabalho de cada um.
Em Cândido Mota, a eleição ocorreu no dia 26 de setembro de 2024, dia em que o colégio completou 62 anos de existência na cidade, e teve como candidatos o professor Alexandre Marroni; o professor Gilson de Gênova (que tentava sua reeleição); e o professor Marcos Antônio Paludetto. Com 49.9228% dos votos, o professor Alexandre Marroni foi eleito. Em segundo lugar ficou o professor Gilson de Gênova, com 44.4310% dos votos e, em terceiro lugar, com 5.6462% dos votos, ficou o professor Marcos Antonio Paludetto.
Após a apuração, os membros da Comissão Eleitoral geraram a ata da eleição e encaminharam o resultado para a sede do Centro Paula Souza, em São Paulo/SP, para a formação da lista tríplice. Após análise dos resultados da eleição do dia 26 de setembro e ratificando o resultado das urnas, no dia 10 de outubro de 2024, foi publicada, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nomeação do professor Alexandre Marroni como diretor da Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’ com mandato de 4 anos (2025 a 2028), podendo, posteriormente, tentar a reeleição.
Formação
O novo diretor do Colégio Agrícola, professor Alexandre Marroni, tem 37 anos e atua na Educação desde os seus 18 anos, quando começou sua carreira no magistério como professor eventual nas escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O professor Marroni, como é conhecido, é formado em Letras pela Unesp de Assis, instituição onde também cursou o mestrado em Literatura e Vida Social e onde atualmente cursa o Doutorado. Além do curso de Letras, Marroni é licenciado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Sua história na Etec ‘Prof. Luiz Pires Barbosa’ iniciou em 13 de junho de 2011, quando foi aprovado no concurso público para ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Durante os mais de 13 anos dedicados à essa instituição, o novo diretor da Etec já ocupou o cargo de coordenador do Ensino Médio (2014 a 2020) e de Coordenador Pedagógico (2021 a 2022).