O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Algumas formas de agressões que são consideradas violência doméstica:

Artigo da psicóloga cândido-motense, Juliana C. Cassemiro.

  • Humilhar, xingar e diminuir a autoestima
    Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação a mulher constam como tipos de violência emocional.
  • Fazer a mulher achar que está ficando louca
    Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade.
  • Controlar e oprimir a mulher
    Aqui o que conta é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz, não deixá-la sair, isolar sua família e amigos ou procurar mensagens no celular ou e-mail.
  • Expor a vida íntima
    Falar sobre a vida do casal para outros é considerado uma forma de violência moral, como por exemplo vazar fotos íntimas nas redes sociais como forma de vingança.
  • Atirar objetos, sacudir e apertar os braços
    São considerados como abuso físico a tentativa de arremessar objetos, com a intenção de machucar, sacudir e segurar com força uma mulher.
  • Forçar atos sexuais desconfortáveis
    Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência.
  • Controlar o dinheiro ou reter documentos
    Se o homem tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como guardar documentos pessoais da mulher, isso é considerado uma forma de violência patrimonial.

Se você desconfiar que alguma mulher sofre violência doméstica você pode ajudá-la ligando no 180 e fazendo uma denúncia de forma gratuita e confidencial.

Denunciando a violência você pode salvar uma vida!

ATENDIMENTO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

Ultimas Notícias!