Nesta segunda-feira, dia 21, alunos da escola municipal ‘João Leão de Carvalho’, Emei ‘Leonilda Pereira de Almeida’, Irmã Maria Domênica Morino e escolas dos distritos de Nova Alexandria e Porto Almeida, puderam ver de perto e tocar em alguns animais que fazem parte do Projeto ‘Vida Marinha’, do Museu Cristina Portela. O ônibus projetado em forma de museu, com conforto de uma sala de aula, e uma bancada expositora com animais, ficará no município a semana toda recebendo a visita das escolas municipais.
Os alunos foram recebidos pelo biólogo Jackson Araujo, que de maneira simples e objetiva falou sobre a conscientização ambiental e também colocou em contato com espécies animais e vegetais do bioma marinho, que muitas vezes são vistos somente em livros, revistas e televisão. As várias espécies marinhas estão empalhadas e chamam atenção dos alunos. Em um dos momentos o biólogo apresenta um polvo e deixa que os alunos toquem no molusco e as reações são diversas.

O secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti destacou que este projeto nasceu na Câmara Técnica de Educação do Civap em reuniões realizadas entre os dirigentes municipais da educação. “É um enriquecimento, as crianças podem ver como se fossem animais vivos. Importante também para os professores, que aprofundam o assunto”.
Para a professora da EM ‘João Leão de Carvalho’ Estela Silva, “hoje pudemos vivenciar na prática o conhecimento sobre os animais marinhos, e foi incrível. Amamos e com essa experiência finalizamos o projeto ‘animais do mar’”, disse.
O prefeito Roberto Bueno falou: “Sempre digo que a educação é o ponto fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Colocar nossas crianças em contato com os animais, falar sobre o cuidado que precisamos ter em não descartar lixo na natureza, discutir educação ambiental e sustentabilidade, enfim, uma grande oportunidade que nossos alunos têm de conhecer os animais marinhos que fazem parte da nossa fauna”.