A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cândido Mota/SP, junto com alunos da escola municipal ‘João Leão’, do distrito de Porto Almeida, acompanharam a soltura de 150 mil peixes, realizada pela CTG Brasil, no balneário do distrito. O rio Paranapanema recebeu espécies nativas como pacu, piapara e curimbatá, na ação em comemoração ao mês da Água.
“Foi um momento incrível com os nossos pequenos. É bonito demais ver nossas crianças aprendendo em contato com a natureza!”, ressaltou o prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’.



Programa da CTG
O Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, conta com a autorização Ibama. A realização deste programa é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, e seu objetivo é repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.
Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande/SP. No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.
“A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, disse o especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil, Norberto Castro Vianna.
Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.