Depois de receber informações sobre possíveis fissuras na área do vertedouro da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pary Veado, a Defesa Civil Municipal de Cândido Mota fotografou o local com auxílio de um drone e imediatamente colocou o plano de contingência em ação. A equipe entrou em contato com Jaime Berg, diretor da Enel Green Power Brasil, empresa responsável pela barragem que fica na divisa dos municípios de Cândido Mota e Palmital, que encaminhou uma equipe técnica no local para averiguar a situação.
A responsável técnica em segurança de barragens, Juliana Martins Pereira, enviou nota a Defesa Civil de Cândido Mota, garantindo a segurança do local. Segundo ela, a barragem Pary Veado é enquadrada e cumpre os requisitos da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), previsto na Lei nº 12.334/10 e complementado pela Lei nº 14.066/20, conforme preconizado pela Resolução ANEEL nº 1064/23.
“A PCH Pary Veado se enquadra na Classe C, com periodicidade de Inspeção de Segurança Regular anual. De maneira complementar, a Enel monitora regularmente as instalações da usina através de instrumentação das estruturas, sendo inclusive a instrumentação desta usina automatizada, monitoramento hidrométrico e inspeções visuais. A inspeção regular por equipe qualificada foi realizada em setembro de 2024, conforme Relatório de Inspeção de Segurança Regular, onde o Nível de Segurança da Barragem foi identificado como Normal, pois as anomalias que existem não comprometem a segurança da barragem”, disse Juliana.
De acordo com a técnica, as imagens recebidas através da Defesa Civil de Cândido Mota, demonstram que as anomalias identificadas já constam do monitoramento da empresa, com planejamento de atividade sem criticidade à segurança da usina.
“De maneira pró ativa ao comunicado, a Enel realizou nova inspeção de campo pela equipe local, no qual segue o mesmo status com relação à segurança desta barragem. Através do acompanhamento das estruturas, é possível afirmar que a barragem não apresenta indícios de movimentação ou recalque e não se observa sinais de processos erosivos. As condições estruturais das obras de concreto são boas no que se refere às obras de barramento, vertedouro e tomada d’água, não sendo observadas trincas e ou subsidências que evidenciem problemas de ordem estrutural, assim, é mantido o Nível de Segurança da Barragem como Normal”, concluiu Juliana Pereira.
Prefeitura de Cândido Mota recebe Bandeira de Santos Reis
Foliões foram recepcionados pelo prefeito Eraldo Enfermeiro, pelo secretário municipal de Governo e vice-prefeito eleito, Júlio Urbano, e demais servidores do paço.