Após chuva e baixas temperaturas, cidades da região voltam a ter situação de emergência para as queimadas. A informação foi divulgada pela Defesa Civil, nesta terça-feira, dia 27.
De acordo com o mapa, nesta quarta-feira, dia 28, as regiões de Araçatuba/SP, Andradina/SP, São José do Rio Preto/SP, Bauru/SP e Assis/SP estão em alerta para os incêndios.
A partir desta quinta-feira, dia 29, a situação é ainda mais crítica, com todas as regiões em estado de emergência.
A sexta-feira, dia 30, e o sábado, dia 31, são os dias mais difíceis, com quase todo o Estado de São Paulo em situação de emergência.
Os principais fatores que influenciam no surgimento dos incêndios são as altas temperaturas e a baixa umidade do ar.
Na última sexta-feira, dia 23, as equipes da Defesa Civil Municipal de Cândido Mota/SP atenderam três ocorrências com fogo. A primeira, em apoio a um incêndio de grandes proporções que mobilizou ainda as equipes do Corpo de Bombeiros e do Plano de Auxílio Mútuo. O fogo teve início por volta das 13h30 na região do ‘Bridão de Ouro’, em Tarumã e, devido aos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente atingindo áreas dos municípios de Assis e Cândido Mota.
O segundo incêndio foi em um condomínio da cidade. Como o Corpo de Bombeiros ainda estava em atendimento, a equipe foi solicitada para extinguir o fogo em uma área de construção.
O terceiro registro ocorreu no patrimônio de São Benedito, na água do Guaripu. Segundo informações, um fio elétrico caiu sobre uma palhada de milho iniciando o fogo, que atingiu ainda uma Área de Preservação Permanente (APP). A equipe da Defesa Civil foi em apoio e auxílio a um caminhão pipa que já estava no local fazendo a extinção do fogo.
