A Secretaria Municipal da Saúde de Assis/SP, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quarta-feira, dia 23, a morte de um homem, de 45 anos, por febre maculosa. Ele residia em Assis e frequentou área rural de risco na cidade de Maracaí/SP recentemente.
O protocolo em casos como esse é o início do tratamento quando os sintomas suspeitos são identificados junto da coleta de sangue que é examinada pelo laboratório Adolfo Lutz. Essa investigação também contempla a entrevista com familiares para entender os locais que a pessoa esteve nesse período.
Para contrair a doença é preciso ser picado por um carrapato contaminado, e este deve permanecer na pele por pelo menos 4 horas. Essa contaminação pode acontecer se um carrapato picar um animal como a capivara, um bovino ou equino. Importante lembrar que a doença não é transmitida de pessoa para pessoa.
Os sinais de alerta para febre maculosa são: febre moderada a alta que dura de duas a três semanas; dor de cabeça intensa; náusea; vômito; diarreia; dor abdominal e pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes; principalmente nas mãos e nos pés.
Caso apresente esses sintomas deve procurar por atendimento médico imediatamente.
(Assessoria de Comunicação)
(Foto: Departamento de Comunicação)