O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Automação digital faz oito a cada 10 condutores obter 1ª CNH em um dia no Detran.SP

Antes da implementação do serviço digital, prazo para candidatos aprovados receberem suas permissões para dirigir era de até uma semana

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) avança na desburocratização de seus serviços. A emissão das primeiras habilitações de condutores paulistas é um exemplo disso. Em fevereiro deste ano, 82,5% dos cidadãos que cumprem todas as etapas do processo, por meio de aprovação no teste prático e pagamento da taxa de emissão, têm suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas no mesmo dia em que o processo é concluído. Isso graças à automação dos serviços de habilitação, que são finalizados de maneira instantânea.
Assim, o cidadão pode baixar o documento de forma eletrônica pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas plataformas Android ou IOS.
A automação oferece ganho de tempo para o cidadão e para as unidades de atendimento do Detran.SP integradas ao Poupatempo. Antes, candidatos aprovados tinham suas permissões para dirigir emitidas em até sete dias. Agora, o documento é emitido no mesmo dia. Foram 55.326 primeiras habilitações emitidas em fevereiro de 2022, contra 28.686 no mesmo período do ano passado.
O mesmo vale para os serviços de renovação de CNH. Cerca de 76% das habilitações em fevereiro foram emitidas um dia após a conclusão do processo, graças ao serviço de automação. Neste período, foram emitidos 228.441 documentos, contra 246.541 em fevereiro de 2021.
A automação que finaliza os processos também reflete nas emissões de adições de categoria, procedimento de motoristas habilitados na categoria A que desejam conduzir automóveis (categoria B) ou motoristas habilitados nas categorias B, C, D ou E que desejam conduzir motos (categoria A). O tempo de conclusão também foi reduzido e o número de 4.272 documentos emitidos em fevereiro de 2021 saltou para 6.922 no mês passado (76,65% concluídas automaticamente).
Para o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, a medida faz parte do processo de modernização do Detran para beneficiar os cidadãos. “Estamos empenhados nesse processo de transformação digital do Detran.SP e o tempo de espera menor na emissão dessas CNHs reflete o objetivo de deixarmos os processos cada vez mais rápidos, ágeis e automáticos”.
É importante reforçar que, além do documento digital, o Detran.SP disponibiliza a CNH física, que é entregue via correios ao endereço escolhido pelo cidadão. Em caso de fiscalização de trânsito, o documento digital tem a mesma validade jurídica do formato impresso.

Ultimas Notícias!