A Câmara de Vereadores de Cândido Mota recebeu nesta semana, a visita do escritor e ilustrador Djavan Lopez, de 24 anos, que está trabalhando na produção de seu primeiro livro. Ele foi recebido pela presidente do Poder Legislativo, Regina Jabur, e pelo vereador Vinícius Nascimento.
O projeto do cândido-motense é lançar uma coleção infantil, para incentivar a leitura pelas crianças em tempos de tecnologia. Desde criança ele desenha e faz ilustração. “Sempre foi uma meta de vida escrever um livro. Eu tenho roteiro de histórias em quadrinhos que ainda não produzi, inúmeros designs de personagens criados que também nunca publiquei”, contou o escritor.
Sua primeira obra, ‘Milly Bilili e suas Descobertas’, tem como personagem principal Milly, cujas descobertas vêm do sentido de responder as curiosidades das crianças, as dúvidas. “O livro em si traz uma personagem diferente das que eu via na minha época de escola. Milly é uma criança como todas que a gente vê, muito curiosa, muito animada, muito falante, filha de mãe solo, Milly é uma menina morena e de cabelo afro. O livro é no sentido de mostrar também a diversidade e o que muitas crianças vivem com mães guerreiras e solteiras”, destaca Djavan, revelando que sua inspiração para a personagem foi sua mãe, Sueli Franco.
O cândido-motense conta que a idéia é disponibilizar o livro primeiramente apenas impresso. Após a finalização e o lançamento, ele pretende fazer algumas parcerias com pedagogas e escolas da região, para que elas avaliem a história. Quero disponibilizar a obra para que elas mostrem para as crianças, produzindo a continuidade da coleção. “A missão é fazer com que as crianças aprendam com a Milly, e de certa forma, se vejam nela também”, finalizou.