O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Campanha de vacinação contra gripe atinge 71% da meta em Cândido Mota

O balanço foi apresentado no dia 30 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota.

Segundo balanço do dia 30 de maio da Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota, a cobertura vacinal chegou a 71% da meta geral de imunizar 10.501 mil pessoas do grupo prioritário. Neste grupo estão crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, idosos, professores, bombeiros e policiais e comorbidades. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 90% da população de risco que fazem parte do grupo prioritário. Os números mostram que a meta está longe de ser cumprida e a partir de segunda-feira estará liberada para população, enquanto durar o estoque, de 3 a 14 de junho, segundo o Ministério da Saúde.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Morato Leite desabafou: “apresentando a porcentagem que atingimos no município na campanha de vacinação, no grupo prioritário, constatamos que faltam 999 pessoas para os 90% da meta estabelecida. Precisamos vacinar 47 crianças de 6 meses a menor de 2 anos, 333 crianças de 2 a 4 anos e 153 de 5 anos. Aí eu pergunto: onde estão os responsáveis por estas crianças? Trabalhador da área de saúde tem 141 profissionais desprotegidos e que estão atendendo a população, e quando se fala em gestantes temos 141 mamães que estão desprotegidas e sem proteger seu bebê, enquanto temos 302 idosos faltosos. As pessoas pensam que como o frio ainda não chegou não precisam tomar a vacina. Mas é o contrário: não precisamos do frio para tomar a vacina, e sim da imunidade contra os vírus da influenza. A nós, da Secretaria de Saúde, cabe parabenizar o grupo dos professores que foram os primeiros que atingiram a meta. Muitas pessoas temem a vacina por acreditar que ela causa a doença, o que não é verdade”, frisou Patrícia Morato.
A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana destacou: “estamos com horário das 8 às 17 horas na unidade central para a vacinação, mas todas as unidades da cidade e distritos também estão realizando. Procure a mais próxima com o cartão Sus e a carteira de vacinação, e quanto aos responsáveis pelas crianças e pelos idosos, que levem-nos o mais rápido para a imunização. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. O slogan da campanha é direto e simples ‘Não Coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe’”.

Horário da sala de vacinação, de segunda a sexta-feira:
Unidade de Saúde Central: das 8h às 17h;
Unidade de Saúde do Jardim Aeroporto: das 8h às 17h;
Unidade de Saúde da Vila São Judas: das 9h às 16h;
Estratégia Saúde da Família do Distrito do Frutal do Campo: das 9h30 às 15h;
Estratégia Saúde da Família do Distrito do Porto Almeida: das 7h30 as 12h30;
Estratégia Saúde da Família do Distrito de Nova Alexandria: das 9h às 16h: gestantes e puérperas; na quinta-feira das 14h às 16h e sexta-feira das 9h às 16h: crianças.

O prefeito Roberto Bueno também falou da importância de vacinar e convocou pais e responsáveis por crianças e idosos a procurarem as unidades de saúde da cidade e Estratégias Saúde da Família nos distritos. “A imunização é importante para evitar a gripe e impedir o agravamento que podem acontecer por conta da doença. É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção e estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a imunização”, observou o prefeito.

Ultimas Notícias!