O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota decreta situação de emergência e realiza grande ação de combate à dengue

Além de definir estratégias, a administração municipal inicou nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, uma grande ação de combate à dengue.

Durante a última semana, foram realizadas reuniões para definir estratégias e planejamento de ações de combate à dengue em Cândido Mota. Discutiu-se também sobre a situação atual do município em relação aos casos positivos da doença, sobre a relação de moradias atendidas nas ações anteriores, sobre orientações e esclarecimentos a respeito da aplicação do inseticida, além da definição e detalhes de uma grande ação de combate à dengue, que teve início nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Os encontros contaram com a presença do prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, do vice-prefeito Júlio Urbano, representantes das Secretarias de Cândido Mota, da Vigilância em Saúde, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de agentes comunitários, dos coordenadores de controle de doenças do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis (GVE-XIII), Marcos e Vanderlei, também do IEC (Informação, Educação e Comunicação) representando o estado, a Yara e a Adriana, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do estado.

Situação de Emergência
Diante do aumento dos casos da doença, a administração municipal seguiu o Decreto Estadual nº 69.359 que declara situação de emergência em saúde pública no Estado de São Paulo e também decretou situação de emergência em âmbito municipal em razão da epidemia de dengue. O Decreto nº 7553/2025 foi publicado no Diário Oficial do município na sexta-feira, 21 de fevereiro e considera ainda a Lei Federal nº 13301, de 27 de junho de 2016, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika. Até a publicação do Decreto, o município havia registrado neste ano de 2025, 660 casos confirmados de dengue, que com a última Avaliação de Densidade indicando um índice de infestação de 5,52% dos imóveis de Cândido Mota.
Com a declaração de situação de emergência, o município fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses, em especial a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens, e a contratar serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. O Decreto autoriza também a prorrogação de contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue e de outras arboviroses, a assistência à saúde dos pacientes acometidos por essas enfermidades e as ações de vigilância epidemiológica, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.
Para o enfrentamento da situação de emergência caberá também, a contratação de servidores, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
A Secretaria da Saúde pode realizar a alocação dos servidores da Pasta de acordo com as necessidades apresentadas pelas respectivas áreas técnicas.

Ação de Combate
Desde esta segunda-feira, 24 de fevereiro, está sendo realizada uma grande ação de eliminação de focos de larvas e do mosquito-da-dengue.
A ação ocorrerá em duas etapas. A primeira começará com a eliminação de criadouros de larvas de casa em casa (ação de varredura) e na sequência, nas residências que estiveram fechadas.
Segunda etapa terá início a partir de quinta-feira, 27 de fevereiro, quando será iniciada a aplicação de inseticida por nebulização de bomba costal de casa em casa, somente no período da manhã, nos quarteirões que foram trabalhados na primeira etapa.
No primeiro momento, a ação começará na região central pela rua Coronel Valêncio Carneiro e seguirá sentido bairros vila Lima, vila Gaspar e jardim Paraíso. Conforme o trabalho for avançando, as ações seguirão por outros bairros. A expectativa é trabalhar toda a cidade.

Importante

  • Receber os agentes, permitir a entrada no seu quintal e dentro da residência no momento da visita e para a aplicação do inseticida e seguir as orientações.
  • O inseticida mata o mosquito atingido pelo produto no momento da aplicação.
  • Os locais atendidos pela ação serão divulgados previamente pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Cândido Mota e por carro de som.

“Colabore você também. O combate à dengue é responsabilidade de todos. Fique atento aos sintomas! Se sentir febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômitos, diarreia, manchas vermelhas na pele, dor no fundo dos olhos, cansaço e mal estar, não se automedique, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, das 7h às 17h, e em finais de semana e período da noite, a Santa Casa”, concluiu a administração municipal.

Ultimas Notícias!