O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Cândido Mota institui o Dia Municipal do Sistema Braile

O projeto, da presidente da Câmara Regina Bolfarini Jabur Freire, juntamente com o vereador Lu Zanchetta, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Foi sancionada pelo prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, a Lei nº 3924/2024, de 13 de maio de 2024, que institui o Dia Municipal do Sistema Braile em Cândido Mota, que passa a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município. O projeto, da presidente da Câmara Regina Bolfarini Jabur Freire, juntamente com o vereador Lu Zanchetta, havia sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Projeto
Criado na França em 1825, pelo francês Louis Braille, o Dia Nacional do Braille é comemorado no dia 8 de abril. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no Brasil e no mundo.
Segundo o Censo 2010, existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão.
“A celebração da data destaca a promoção de políticas públicas, com o intuito de conscientizar a sociedade e exigir acessibilidade de empresas e serviços para implementar o Braille. Embalagens, cardápios e serviços com o sistema é um ato de responsabilidade social e respeito. O Braille deve ser reconhecido e valorizado em sua extrema importância no processo de construção de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual, sendo crianças e adultos”, destacaram Regina Jabur e Lu Zanchetta.

Ultimas Notícias!