O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota oferece exame de espirometria em parceria com projeto ‘AbraçAR’

Prefeito Eraldo Pereira esteve nesta sexta-feira, dia 24, acompanhando a realização dos exames pelo médico Fernando Lopes de Moura.

A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o projeto ‘AbraçAR’, ofereceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) ‘João Néspolo’, no jardim Aeroporto, o exame de espirometria aos pacientes com problemas respiratórios. O exame mede a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade com que esse processo é realizado.
O prefeito Eraldo Pereira, junto da secretária da Saúde Vânia Cavalcante Pereira Marin, coordenadora do Departamento de Enfermagem Roberta Corrêa e da diretora de Departamento de Atenção Básica à Saúde, Maria Elaine Fernandes, esteve nesta sexta-feira, dia 24, acompanhando a realização dos exames pelo médico Fernando Lopes de Moura.
“É um exame com uma demanda muito grande em nosso município. Já realizamos alguns no ano passado, mas mesmo assim estivemos perto de 200 exames para realizar, mas graças a Deus, através da Secretaria da Saúde, conseguimos essa parceria com o projeto ‘AbraçAR’ e trouxemos aqui para Cândido Mota, para facilitar para os moradores, principalmente para quem precisa de um diagnóstico de asma ou bronquite, saber como está seu pulmão e se necessita de algum medicamento”, destacou o prefeito.
A secretária também ressaltou a importância do exame de espirometria em Cândido Mota. “O projeto ‘AbraçAR’ veio em um momento ótimo, de pós-pandemia, e isso facilita para nós, ajuda o médico a fazer um diagnóstico mais preciso, principalmente para aquelas pessoas que têm tosse seca e asma. É um projeto que tem feito muita diferença na vida das pessoas e facilitando o diagnóstico médico”, disse Vânia Cavalcante.
Eraldo Pereira agradeceu a toda equipe da Saúde e ao médico Fernando, que disponibilizou esta parceria para oferecer uma melhor saúde para a população cândido-motense. “Ficamos contentes, porque não é um exame fácil de ser realizado. Temos dificuldades de conseguir este exame na região, mesmo comprando. Agradecemos ao Fernando, através de todo projeto ‘AbraçAR’ por oferecer este exame de grande importância para a população de nosso município. Contem sempre com a gestão ‘Construindo um Novo Tempo’, sempre buscando uma saúde melhor para toda população, essa é nossa obrigação”, concluiu o prefeito.
O exame de espirometria foi realizado em Cândido Mota, nos pacientes que já estavam com pedido médico.

Ultimas Notícias!