A Prefeitura de Cândido Mota, através do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na sexta-feira, dia 1º, o II Webinar para Conscientização e Prevenção dos Acidentes por Escorpiões. O encontro aconteceu no auditório ‘Gilfredo Boretti’, da Câmara de Vereadores e contou com a participação da presidente do Poder Legislativo Regina Bolfarini Jabur Freire e dos vereadores Elaine Guedes e José Clóvis Zambito.
Segundo a diretora em Vigilância em Saúde, Izanetti Barbosa Romeu da Silva, o objetivo foi divulgar amplamente o tema, com o intuito de mobilizar a sociedade para as ações de controle e acidentes por animais peçonhentos.
Participaram do webinar, gestores, secretários, coordenadores municipais, profissionais de saúde e meio ambiente, agentes de controle de vetores, agente de saneamento, representantes de bairro e moradores.
Fluxo para o atendimento
Ainda segundo Izanetti, em caso de picada de escorpião, o paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde. Em caso de crianças menores de 10 anos ou idosos com comorbidades, devem ser levados diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Assis, que segundo protocolo estadual, é o ponto estratégico apropriado para acolhimento de pessoas que sofrem acidentes pela picada de animais peçonhentos, como o escorpião.
Assim que o paciente chega à unidade, recebe atendimento imediato, sendo classificado, na maioria das vezes, como urgência.
As orientações da necessidade de aplicação do soro são passadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do Estado de São Paulo. O treinamento dado aos funcionários da Upa classifica o estado do paciente em leve, moderado ou grave, de acordo com os sintomas que ele apresenta. Os casos leves não necessitam do soro antiescorpiônico.
Em crianças de até 10 anos o acidente é sempre classificado de moderado a grave, portanto sempre é indicada a realização de soro. Em pacientes idosos, acima de 60, o caso também requer uma observação mais rigorosa. Além de manter em observação na unidade, recomenda-se a coleta de exames para ser acompanhada a evolução e, na maioria dos casos, a indicação é de administração do soro, após avaliação médica. Isso porque os efeitos da picada nesses dois grupos, são tratadas como mais graves. Quanto menor a criança, maior a gravidade.
Prevenção a escorpiões
A prevenção aos escorpiões envolve alguns cuidados básicos que devem ser adotados tanto em residências quanto em locais comerciais, industriais e empresariais:
- Vedar ralos, tanques e vãos;
- Consertar falhas na estrutura física, como buracos em paredes;
- Manter quintais e jardins limpos e aparados;
- Evitar folhagens densas junto a paredes e muros;
- Não deixar folhas amontoadas por muito tempo;
- Colocar o lixo em locais que possam ser mantidos fechados para evitar insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Picada de escorpião
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Usar compressas mornas para alívio da dor.
Como evitar picada
- Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los;
- Sacudir roupas, toalhas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
- Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão. Não pendurar roupas nas paredes;
- Não colocar as mãos em buracos entre as pedras e em troncos podres.
O que fazer em caso de picada
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Manter o local da picada voltada para cima;
- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
- Beber bastante água;
- Ir o mais rápido possível ao serviço de saúde.
Portanto, manter a casa, quintal, e arredores limpos é a melhor forma de combate aos escorpiões em ambientes domésticos.