O secretário de Educação e Cultura de Cândido Mota, Celso Josepetti, e o supervisor de Ensino Municipal, Cláudio Viccioli, participaram nesta terça-feira, dia 29, de curso de capacitação organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com o evento ‘Semear Educação’. O objetivo era ‘assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’.
A comitiva cândido-motense esteve com vários educadores, entre eles o presidente da Undime Luiz Miguel, que representou o Estado de São Paulo e fez palestra sobre os desafios e os caminhos a serem percorridos até 2030 para a educação brasileira, além de Alexandre Schneider, secretário de Educação de São Paulo, que falou sobre educação no estado.
Os representantes do Tribunal de Contas apresentaram o ‘Observatório do Futuro’, núcleo de monitoramento do avanço dos objetivos do desenvolvimento sustentável, lançando o primeiro relatório ‘A Educação como Objetivo do Desenvolvimento Sustentável e Educação de Qualidade para Todos’. O documento foi baseado em dados coletados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal, através das fiscalizações ordenadas.
O ‘Observatório do Futuro’ vem estimulando o debate sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, nas 644 cidades que fiscaliza e no governo paulista. A ideia é sensibilizar administradores em relação a temas considerados centrais para um desenvolvimento sustentável, baseado em crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.
“A cartilha orienta os gestores municipais no sentido que o futuro é o presente que estamos vivendo e construindo através de nossa conduta, faz toda diferença na educação e o aluno é peça fundamental em todo o processo. A educação infantil tem um papel de suma importância neste processo de aprimoramento das metas traçadas no Plano Nacional da Educação”, disse Celso Josepetti.
O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, relatou a situação da educação pública no estado, mostrando o interesse e a necessidade de aprimorar as parcerias com as prefeituras, através de cursos de capacitação docente para o aprimoramento das práticas educacionais que facilitarão atingir as metas do Observatório do Futuro.
O supervisor de ensino Claudio Viccioli disse que a capacitação de gestores da educação em orientações técnicas referentes as metas educacionais, com acompanhamento do Tribunal de Contas é de grande importância para o avanço da nossa educação”. O secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti, por sua vez, enfatizou as orientações técnicas que segundo ele ‘facilitam aos gestores e da maior segurança na tomada de decisões, sempre visando o aluno em primeiro plano da gestão’.
O prefeito Roberto Bueno falou da importância do município participar deste evento, ressaltando que ‘as orientações técnicas do Tribunal de Contas e a Cartilha do Observatório do Futuro sobre a Educação como um objetivo do Desenvolvimento Sustentável mostra o caminho que os gestores municipais têm que acompanhar para atingir as metas ate 2030 em busca de uma educação de qualidade para todos que é o que buscamos a todo o momento’.

Festa do Trabalhador começa nesta quarta-feira em Cândido Mota com show de Léo & Raphael
Serão dois dias de evento na praça João XXIII, em frente à ‘Estação das Artes’