O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota realiza Conferência de Saúde com destaque para consolidação de princípios do SUS

A Conferência de Saúde é um fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades.

Com o salão de eventos do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ tomado por autoridades, profissionais da saúde, representantes de entidades e comunidade, aconteceu na ultima sexta-feira, dia 22, a 6ª Conferencia Municipal de Saúde de Cândido Mota, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, o Comus, e prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde. O tema foi ‘A Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS’.
A Conferência de Saúde é um fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde no município, no Estado e no país, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida, apostando no cidadão como representante de opinião pública. No evento, propostas da população foram selecionadas e serão levadas à conferência estadual, na qual sairão as propostas para a Conferência Nacional de Saúde.


Na abertura do evento, que recebeu o prefeito Roberto Bueno, o presidente da Câmara David de Oliveira ‘Leiteiro’, vereadores Eraldo Pereira, Luiz Carlos Nicodemos, o ‘Carlos Gordo’, e David Vieira, o presidente do Comus Domingos Ramos Alves dos Santos falou da responsabilidade da conferência. “Este é um momento de grande importância, pois é a oportunidade maior para a comunidade expor seus anseios e apresentá-los como reivindicação ao poder público. Temos a felicidade de ter uma secretária como a Amanda Mailio, que é muito participativa, e um prefeito como o Roberto Bueno, que trabalha pensando no melhor para a saúde no município. Temos muito a conquistar, mas também temos muitas conquistas”, falou o presidente.


Amanda Mailio destacou a importância do evento. “A princípio tenho que agradecer a todos por este momento, ao prefeito Roberto Bueno por estar sempre nos apoiando e também acreditando num SUS melhor e com qualidade aos nossos munícipes, aos vereadores que sempre nos apoiam nos projetos e ações da saúde, aos membros do Comus sempre atuantes e parceiros em todas as decisões relacionadas à saúde, a palestrante Denise Fernandes, que defende o Sistema Único de Saúde com unhas e dentes e tem total domínio no assunto, enfim, a todos que contribuíram para que as propostas e moções saíssem da melhor maneira possível, sempre respeitando, trabalhando e defendendo as diretrizes do SUS, que é a Universalidade, a Integralidade e a Equidade”, frisou a secretária.
O presidente David de Oliveira ‘Leiteiro’, falou da importância do Comus e do respeito que tem dos cidadãos. “O Conselho de Saúde de Cândido Mota sempre foi muito respeitado pelo trabalho que faz. A Câmara de Vereadores está sempre de portas abertas para receber os conselheiros e ouvir suas reivindicações. A Secretaria de Saúde tem realizado um serviço muito bom e trabalharemos juntos para que seja melhor ainda para a população. Agradeço aos meus companheiros de Câmara, que têm trabalhado na busca de melhorias para a área da Saúde do município”, destacou o presidente da Câmara.


O prefeito Roberto Bueno, por sua vez, agradeceu a presença do público e disse que ‘na administração publica todos os segmentos, agricultura, esporte, educação, enfim, são importantes, mas é a saúde que torna o principal foco quando se administra um município’. “Temos várias conquistas na saúde, como no transporte, com novos veículos conquistados através de recursos próprios e de emendas de deputados representados por vereadores no município, a parceria com a Santa Casa, ações de prevenção e conscientização, conclusão da Unidade de Saúde do bairro São Judas, um convênio assinado em 2008, e que em breve será entregue, Academia de Saúde que será inaugurada na próxima sexta-feira, reformas e ampliações nas unidades de saúde do Jardim Aeroporto, Nova Alexandria e Frutal do Campo, realização de concurso público para reposição de profissionais nas Estratégias de Saúde da Família nos distritos. Enfim, muitas as conquista e muito ainda a se fazer. É necessário um trabalho de equipe com a Câmara de Vereadores, comunidade e servidores municipais para caminharmos sempre de braços dados por uma causa: prestar um bom atendimento aos cidadãos”, completou.

Ultimas Notícias!