O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido-motense recebe diploma de Doutorado de professores franceses

Ricardo Francelino da Silva fez a sua pesquisa em modo de cotutela sob a orientação e acompanhamento dos professores visitantes.

A Faculdade de Filosofia e Ciências, da Unesp, Campus de Marília/SP, recebeu na sexta-feira, dia 16, os professores Jean-Claude Régnier e Nadja Maria Acioly-Régnier para entrega de diploma de Doutorado ao aluno cândido-motense, Ricardo Francelino da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação. O evento é uma tradição das universidades francesas, sobretudo da Universidade de Lumière, Lyon 2, onde o aluno de Cândido Mota fez a sua pesquisa em modo de cotutela sob a orientação e acompanhamento dos professores visitantes.
“A cotutela é a modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante regularmente matriculado na Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) obter, concomitantemente, o título de Mestre ou Doutor emitido pela Unesp e por uma instituição de ensino superior estrangeira”, destaca o professor Alonso Bezerra de Carvalho, orientador da pesquisa do lado brasileiro.
Com a presença da professora Ana Cláudia Vieira Cardoso, vice-diretora da Unesp/Marília, a cerimônia representa e se insere no conjunto das ações do processo de internacionalização do ensino superior do Brasil. “O processo de internacionalização das universidades, além de possibilitar a integração de seu corpo acadêmico à comunidade científica global, favorece a instalação de processos de modernização, inovação, competitividade e inserção internacional no Eaís”, destaca a vice diretora.
Segundo a professora Nadja, o tema internacionalização e universidade constitui um contexto que vem ganhando cada vez mais abrangência no âmbito mundial, tendo em vista promover a diversidade dentro do ambiente acadêmico e, neste aspecto, a relação entre França e Brasil vem de longa data e hoje tem se consolidado cada vez mais.

(Com informações de O Mariliense)

Ultimas Notícias!