O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Cândido-motenses da família Doná participam de encontro de seis gerações de vários estados do país

Confraternização reuniu quase 300 pessoas na cidade de Birigui/SP, no último sábado, dia 1º.

A família Doná, com quase 300 pessoas de vários estados do Brasil, reuniu-se para juntar seis gerações em um encontro na cidade de Birigui/SP, no último sábado, dia 1º. De Cândido Mota, participaram o jornalista e empresário José Augusto Doná, o ‘Guto’, e sua esposa Rogéria de Genova Doná, o advogado Paulo Roberto Magrinelli e sua esposa Izabel Cristina Doná Magrinelli, além de Vitório Doná Filho e Ivani Pereira Doná e Luís Carlos Doná e Cleide Hona Doná, que residem em Pirapozinho/SP, e João Benedito Doná e Dalva Vasconcelos Doná, moradores de Osasco/SP, todos filhos, genros e noras de Vitório Doná e Grácia Alves dos Santos Doná, da descendência de Domênico Doná e Maria Trombeta, que vieram da Itália em 1890, com os irmãos Antônio, Ângelo, Andrea e José.
Esse é o segundo encontro da família, que começou a se reunir através do empresário e publicitário Luiz Eduardo Doná, de 59 anos, que precisou da ajuda da internet. A pesquisa pelo sobrenome ‘Doná’ começou em 2015, quando teve a ideia de fazer a primeira festa da família.
Para facilitar, Luiz Eduardo criou uma página na rede social com o intuito de concentrar todos os familiares na web. Ali, faria o convite para o primeiro encontro, em 2017, no qual reuniu 480 parentes vindos de Belém, Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo.
“A família é muito grande, não é fácil reunir esse povo todo não. Não existe nada mais importante do que a família, é o nosso berço, onde tudo começa. Nós temos respeito pelos mais velhos, pelos antepassados, aprendi os valores com a família. A festa é para manter os laços e as tradições”, comenta Luiz Eduardo.
Durante as pesquisas, Luiz Eduardo encontrou um familiar historiador que compartilhou com os demais o início dos ‘Donás’.
Conforme o empresário, a descendência é italiana, sendo que o bisavô dele, Andréa, veio da Itália, com dois irmãos, para trabalhar nas plantações de café e se instalou em Birigui, graças à produtividade da terra, em 1917.

Domênico
Outros ‘Donás’ partiram pra outras regiões do Estado de São Paulo, como Cândido Mota. No chão vermelho cândido-motense pisaram os descendentes de Domênico Doná. Eles vieram trabalhar na terra em alguns bairros rurais, como no Barranco Vermelho, Água das Pedras e Água da Cruz.
Desde a chegada da família à região até hoje já se passaram quase 135 anos.
Sobre a festa de Birigui – segunda edição da festa começou a ser pensada em outubro do ano passado -, a programação incluiu uma missa, almoço e momentos de homenagens aos descendentes. Para alguns, foi uma oportunidade de conhecer e para outros, de rever parte da família.
A ideia agora é realizar em encontro em Cândido Mota, cidade que, ao lado de Birigui, reúne o maior número de descendentes da família Doná no país.
“Vamos começar a conversar com os familiares pra ver se conseguimos agregar todos para um super encontro nos próximos anos. Com o apoio e o know how dos ‘Donás’ de Birigui. Vai ser mais um momento de rememorarmos em família toda a trajetória da nossa família desde que chegou da Itália em 1890. Desde o nosso trisavô Ângelo, passando pelos bisavós Ângelo, Andréa, Vittorio, Domênico, Antônio e José. Quem sabe não reunimos aqui familiares de todos eles”, completaram os descendentes de Domênico Doná que residem em Cândido Mota e estiveram em Birigui.

Família de Giovanni Doná ou João Doná e Brasília Mozzer Doná

Ultimas Notícias!