O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Catequese pré-matrimonial em destaque

Pastoral Familiar de Assis, em conjunto com a Pastoral Familiar da Sub-Região Botucatu, realizou a 'Formação de Catequese Pré Matrimonial'.

Em um final de semana repleto de reflexões e aprendizado, a Pastoral Familiar de Assis, em conjunto com a Pastoral Familiar da Sub-Região Botucatu, realizou nos dias 22 e 23 de junho a “Formação de Catequese Pré Matrimonial”. O evento contou com a presença de líderes regionais e nacionais, incluindo o Assessor Nacional do Setor Pré Matrimonial, Padre Anatoli, e o Assessor Eclesiástico da Sub-Região Botucatu, Padre Tiago da Silva Carvalho, da Diocese de Presidente Prudente.
Destacou-se no encontro a participação entusiástica do casal coordenador do Regional Sul 1, Ataíde e Maria Ida, além do casal coordenador do setor Pré Matrimônio do mesmo regional, Lincon e Marta.
Sob a condução inspiradora do Diácono Paulo Sérgio e de Carmem Romagna, ambos coordenadores do Setor Pré Matrimonial do Conselho Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a formação abordou temas centrais à preparação matrimonial, enfatizando a importância de uma abordagem mais profunda e personalizada para os noivos.
A formação teve como alicerce os ensinamentos do documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, além do livro “Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio”. A experiência da Diocese de Foz do Iguaçu, que já implementou essa abordagem didática, foi destacada como exemplo de sucesso na preparação personalizada para o matrimônio.
Durante o evento, foram discutidos os desafios enfrentados na preparação para o sacramento do matrimônio, assim como a necessidade de um acompanhamento mais detalhado e adaptado às necessidades dos casais. A formação ofereceu uma reflexão profunda sobre a preparação matrimonial à luz das preocupações expressas por líderes da Igreja, incluindo São João Paulo II, Bento XVI e, mais recentemente, o Papa Francisco, especialmente no contexto da encíclica Amoris Laetitia.
O encontro foi marcado por uma palestra honesta e franca que abordou as responsabilidades da Igreja e dos casais na busca por uma preparação matrimonial mais completa e significativa. A experiência de Foz do Iguaçu serviu como testemunho de que é possível alcançar uma formação personalizada e eficaz, que realmente prepara os noivos para os desafios do matrimônio.
O Encontro de Formação teve seu encerramento com Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, CMF, que ressaltou a importância da defesa da vida, da família e do matrimônio. Que a família continua sendo guardiã do valor da vida desde a sua concepção até à morte natural. Acolheu e agradeceu a todos por essa iniciativa de formação.
A coordenação da formação agradeceu a presença dos representantes das dioceses da Sub-Região Botucatu e expressou uma especial gratidão ao Diácono Paulo Sérgio e a Carmem Romagna pelo valioso testemunho e dedicação à catequese pré-matrimonial.
Este evento reforça o compromisso da Pastoral Familiar em proporcionar uma preparação matrimonial que não só instruí, mas também inspira e fortalece os casais em sua jornada rumo ao sacramento do matrimônio.

(Fonte: Vicente-Pastoral Familiar Sub Região Botucatu)

Ultimas Notícias!