O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cemitério de Cândido Mota terá duas missas neste ‘Finados’

‘Capela da Ressurreição’ terá celebrações às 7h e às 8h30 neste sábado, dia 2.

O Dia de Finados, neste sábado, dia 2, deve levar milhares de pessoas ao cemitério municipal de Cândido Mota. A paróquia Nossa Senhora das Dores anunciou que serão celebradas duas missas na ‘Capela da Ressurreição’ do cemitério, uma às 7h e a outra, às 8h30. O espaço já está todo coberto, para oferecer mais conforto e comodidade aos fiéis que forem participar das celebrações.

Prevenção ao aedes
A administração municipal pede a colaboração da população, para que se atente aos vasos e aí risco de acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “É muito importante que os visitantes levem vasos de flores com fundo furado, para evitar o acúmulo de água e, consequentemente, eliminando a chance da criação do mosquito da dengue”, disse administrador Cristiano Possidônio.
Durante toda a semana, servidores da Vigilância Epidemiológica de Cândido Mota estiveram na entrada do cemitério, distribuindo panfletos com orientações de como evitar o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue no local.

Registro
O registro do primeiro sepultamento no cemitério de Cândido Mota aconteceu no dia 24 de outubro de 1924, porém, antes desse período, outras pessoas já haviam sido sepultadas no local. Segundo dados levantados na secretaria do cemitério, existem hoje quase 5 mil sepulturas, e mais de 37 mil pessoas enterradas em Cândido Mota.
Os túmulos mais visitados no cemitério municipal são do frei Paulino Rôveri, que faleceu em 1995, e da irmã Maria Domênica Morino, que morreu em 2003, além do memorial do Asilo São Vicente de Paulo, local que lembra os moradores da entidade, já falecidos. Outros túmulos visitados são de Rita de Cássia, também conhecida como ‘Rita Padoia’, a quem algumas pessoas atribuem milagres através de sua intercessão, e da jovem Fernanda Toledo Garrido Guazelli, eleita rainha do rodeio em 2002, mas que faleceu sete dias depois de sofrer acidente na rodovia ‘Benedito Pires’, em 29 de outubro de 2002.

Aplicativo
Para facilitar a mobilidade dos visitantes, principalmente de outras cidades, o cemitério de Cândido Mota conta com um aplicativo para geolocalização de jazigos.
Para utilizar o sistema, basta acessar a loja de aplicativos do celular e baixar o ‘CemiCloud’. Nele, o usuário digita o nome da cidade, seleciona o cemitério e procura pelo nome do familiar que deseja localizar.
Em caso de dúvidas, o visitante pode procurar a portaria do cemitério.

Ultimas Notícias!