A Secretaria da Saúde e Higiene de Cândido Mota divulgou na tarde deste dia 19, mais um boletim epidemiológico com os números da dengue no município. Desde segunda-feira, foram mais cinco novos casos, com o município chegando agora a 49 casos confirmados de dengue. O município tem ainda 198 notificações realizadas, com 70 aguardando coleta ou resultado. Foram 77 negativas e duas recusas para exames.
“Estamos vivendo um pânico no caso do Covid-19, mas é bom a população aproveitar também e limpar seus quintais, pois os casos de dengue estão crescendo muito em Cândido Mota. A prefeitura continua realizando a coleta de entulhos descartados irregularmente. A população precisa se conscientizar de que é parte fundamental no processo de prevenção da dengue”, disse a secretária Amana Mailio Santana.
Em menos de uma semana – desde a última sexta-feira, dia 13 – a situação epidemiológica para dengue no município piorou muito, crescendo de 33 casos positivos para 49 casos de dengue. A Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Talita Franciscani, ressaltou que as ações continuam nos bairros da cidade, distritos e patrimônio. “Estamos trabalhando intensamente com os profissionais da Vigilância em Saúde nas visitas domiciliares, a empresas e também em terrenos, com várias notificações e aplicações de multas seguindo a Lei Municipal N° 2773/2018, de 23 de agosto de 2018. Muitos proprietários dos terrenos realizam imediatamente a limpeza seguindo o prazo da notificação, mas para alguns é necessária a aplicação da multa”, explicou Talita Franciscani.
Para ela, o número de caso de dengue no país está crescendo de maneira vertiginosa e Cândido Mota não pode correr o risco de registrar a epidemia que acontece em várias regiões do Estado de São Paulo e do país. “Várias cidades do estado de São Paulo já decretaram estado de emergência. Nossa cidade passou por isso em 2015 e não podemos deixar que aconteça novamente. Se a pessoa está com os sintomas e resolve procurar o médico ou hospital particular, deve informar a Vigilância Epidemiológica do município para que a notificação seja realizada”, afirmou.
O prefeito Roberto Bueno pediu mais uma vez para a população colaborar com a prefeitura nas ações de prevenção. “A dengue é um problema de todos, e a preocupação deve ser na família, na comunidade e no município. Temos que bloquear o ciclo de vida do Aedes aegypti. E isso é feito com a impossibilidade do mosquito encontrar um criadouro. Do ovo à forma adulta, ele necessita deste criadouro e por isso, a eliminação deve ser realizada pelo menos uma vez por semana”, completou.
![](https://i0.wp.com/odiariodovale.com/wp-content/uploads/2025/02/futebol-jogador-de-candido-mota-caio-ramalho.jpg?fit=300%2C169&ssl=1)
Jogador de Cândido Mota se apresenta no New York Red Bulls II
O zagueiro Caio Ramalho Leite pertence a Sfera Sociedade Anônima de Futebol e jogará por empréstimo pela equipe dos Estados Unidos.