O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Cândido Mota/SP realizou, na tarde desta terça-feira, 23 de junho, sua reunião ordinária mensal na Câmara de Vereadores. Conduzido pela presidente do órgão, Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, o encontro reuniu representantes das polícias Civil e Militar, membros do conselho e integrantes da sociedade civil para debater medidas de ordem pública para o município.
A pauta principal concentrou-se nas reclamações de moradores vizinhos à Delegacia de Polícia. Segundo os relatos, a chegada de presos à área de carceragem da unidade tem causado transtornos, principalmente durante a madrugada, devido ao barulho de buzinas e gritarias. A Delegacia de Cândido Mota, que fica no centro da cidade, recebe detentos da região desde o ano passado, após passar por uma reforma no local. Os presos enviados ao município aguardam a audiência de custódia na carceragem da unidade.
Diante do problema, os membros do Conseg decidiram enviar um ofício à Delegacia Seccional de Assis para alertar sobre a situação e cobrar providências.

Outras demandas
Durante o encontro, a Defesa Civil de Cândido Mota apresentou o material de divulgação que será distribuído na cidade em alusão à Operação São Paulo Sem Fogo. Segundo o coordenador Leonardo Barbosa, todos os brigadistas municipais passaram por treinamento e o Plano de Auxílio Mútuo a Emergência (PAME) já está ativo para enfrentar o período de estiagem.
Outro tema de destaque foi a regulamentação do uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos autopropelidos, além da possível implantação de uma Lei Municipal para identificar, fiscalizar e remover automóveis abandonados nas vias públicas. Ambos os assuntos estão sob análise do Departamento Jurídico da Prefeitura.
Por fim, a presidente do Conseg informou que as palestras sobre o uso de bicicletas elétricas para os estudantes locais já foram elaboradas. Divididas por faixa etária, as orientações serão conduzidas por advogados através do programa ‘OAB Vai à Escola’. O cronograma das atividades escolares está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação.



