A reunião de agosto do Conselho Municipal do Meio Ambiente, de Cândido Mota, realizada no último dia 22, teve como destaque as ações realizadas pela cooperativas de reciclagem do município, a Recicam. Os conselheiros ficaram conhecendo os detalhes sobre o recebimento e a triagem dos materiais recicláveis. Em visita à instituição, eles conheceram o agrupamento do material em função de sua composição química, isto é, plástico com plástico, vidro com vidro, etc.
Os conselheiros conheceram as máquinas de preensar os fardos, cujo peso varia de 100 quilos a 200 quilos, de modo que posteriormente são dispostos em área para serem comercializados para todo o país. Eles também estiveram na associação Pro Azul, onde foram recebidos pelo presidente José Aparecido dos Santos. Ele mostrou a sede da entidade, o jardim composto de cactos raros e ervas medicinais, além do telhado verde, horta, e a área de compostagem. No encerramento, foi comentado sobre a produção de energia fotovoltaica, através da luz solar, processo que está sendo desenvolvido e realizado na associação ambiental Pró-Azul.
Ano de atividades
O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem se reunido todos os meses para debater temas de importância para o município. Em 30 de janeiro, a pauta foi a aprovação unânime do Fundo Municipal do Meio Ambiente. O órgão seria destinado a financiar planos, programas, projetos e pesquisas, promovendo ações voltadas à fiscalização, manutenção e restauração do meio ambiente.
A segunda reunião ocorreu em 1 de março, quando foi debatida a reforma dos pontos paisagísticos do município, incluindo a área verde da rotatória ‘João Doná, próxima ao Corpo de Bombeiros; o plantio de árvores em área verde na praça ‘José Bolfarini’, próximo à estação Parada das Artes; bem como avaliação de pedido de erradicação de uma árvore na praça da vila São Judas. “Todos esses assuntos foram discutidos e aprovados, de tal forma que, a reforma na área verde da rotatória do Corpo de Bombeiros deveria ser feita devido às plantas que estariam atrapalhando a visibilidade dos motoristas”, disseram os conselheiros.
Sobre o plantio de árvores na área verde em frente à antiga estação ferroviária, a ação foi aprovada com uma ressalva; de que elas não deveriam ser de espécies de grande porte para não atrapalhar os fios de alta tensão. Outro assunto aprovado foi relacionado à erradicação de uma árvore da espécie ‘Flor de Abril’ (Dilenia indica), na praça da vila são Judas. “Esta árvore estaria causando transtornos aos moradores daquela localidade, em razão da queda de frutos sobre pessoas e veículos estacionados”, explicaram.
Em 23 de maio aconteceu a terceira reunião do ano, tendo como pauta a aprovação do Plano Municipal de Educação Ambiental, a erradicação de árvores na escola estadual ‘Clotilde de Castro Barreira’, o ‘Grupão’, bem como a alteração no Regimento Interno do Conselho. “Quanto ao pedido de erradicação das árvores na Escola Clotilde de Castro Barreiro, ficou decidido que após vistoria e avaliação por parte dos conselheiros (logo após a reunião), que no interior da escola seria feita poda de redução da copa de algumas árvores, poda drástica em todas que estariam causando problemas como queda de galhos, infiltração de água no prédio, e problemas com a fiação elétrica. Porém, não foi recomendada nenhuma erradicação”, completaram.