A unidade de Cândido Mota da Integrada Cooperativa Agroindustrial liberou ontem aos seus associados, as sobras referentes ao ano fiscal de 2018. Cada cooperado recebeu R$ 1 por saca de soja. A devolução em sobras está no estatuto social da cooperativa, que é estabelecida na Assembleia Geral Ordinária (AGO), e ocorre sempre no primeiro trimestre do ano. A Cooperativas integrada faz o adiantamento das sobras no final do ano, conhecida como o 13° salário do produtor rural. E agora, é entregue aos associados a parcela restante.
De acordo com o Gustavo Bompani, gerente regional de São Paulo da Integrada, a cooperativa atingiu no ano a marca de R$ 3,3 bilhões em faturamento. Ele disse que a conquista se deve ao trabalho e empenho de cooperados e colaboradores. Bompani lembrou que 2018 foi um ano de muitos desafios, a exemplo da greve dos caminhoneiros que afetou o mercado e, consequentemente, a atividade agrícola, aumentando os custos de produção. “Com os insumos mais caros, a rentabilidade da cooperativa poderia ter sido maior. Outro agravante que o setor agrícola enfrentou em 2018 foi a forte estiagem que atingiu praticamente todas nossa áreas de atuação”, disse.
O desempenho das variedades de soja na safra 2018/19 foi tema de palestra ministrada pela Gerência de Produção de Sementes. Com o término da colheita na região e fortes veranicos que atingiram praticamente todas as áreas de atuação da Integrada, foi apresentado o desempenho das variedades e anunciadas algumas dicas sobre escolhas de variedades para o próximo ciclo.

De acordo com a Integrada, somente seis variedades de soja disponíveis pela cooperativa correspondem a 90% do plantio dos cooperados, em um portfólio de mais de 30 variedades de sementes. A cooperativa explica que o produtor precisa diversificar o uso das variedades, de modo a atender às necessidades de cada talhão.
“A Integrada tem cultivares que se adequam ao perfil de cada área e época de plantio”, observou Gustavo Bompani. Ele ressalta que essa diversidade de variedades está no portfólio da cooperativa para cobrir todas as necessidades dos associados e garantir, assim, alto índice de produtividade para diferentes tipos de clima e solo. “O produtor também tem que observar as necessidades de cada cultivar”, ressaltou.
Além da diversidade de variedades, o gerente regional explicou que é importante que os agricultores não julguem as cultivares apenas pela performance da última safra. “Se no ano passado de veranico houvesse chuvas regulares, muitas variedades que não tiveram um bom desempenho, teriam expressado o seu alto potencial produtivo”, observou.
Por isso, ele recomendou que o produtor experimente novas cultivares, mas que mantenha também aquelas que já conhece motivada pela sua estabilidade. Ele afirma que a Cooperativa Integrada possui sementes de alta qualidade e tem investido cada vez mais no segmento. Na dúvida, ele enfatiza que o produtor pode sempre pedir o apoio do engenheiro agrônomo da cooperativa.
Permuta
O gerente de São Paulo também explicou aos associados a modalidade permuta que a Integrada está disponibilizando a partir deste ano. “Nessa fórmula, a Integrada fornece toda a infraestrutura para o associado viabilizar sua plantação e garantir uma grande colheita. O pagamento do serviço será feito pelos associados através de soja. A Integrada fornece defensivos, peças, acessórios, sementes, entre outras coisas, e no final da safra efetua o pagamento com o produto, ou seja, a soja”, explicou Bompani.
Por fim, ele agradeceu o comprometimento que os associados têm com a Integrada. “Estamos sempre buscando oferecer o melhor a vocês. E isso se deve à fidelidade com que vocês trabalham conosco. A Integrada está a cada ano buscando se modernizar para oferecer a melhor estrutura para o associado. Todos os investimentos são efetuados neste sentido, porque o associado é a razão da existência da cooperativa”, completou.

Agricultores
A reciprocidade no relacionamento da Integrada com os associados é confirmada na confiança que demonstram nas operações com a cooperativa. “A cada ano estou mais satisfeito com o atendimento que recebo na Integrada. Essa valorização que nos demonstram nos dá a certeza de que sempre seremos remunerados de acordo com o mercado. Eu só tenho a agradecer à Integrada e reafirmar que confio e me mantenho firme na operação com a cooperativa”, disse o empresário rural Fábio Guiotti.
A família Lucianetti também acredita na credibilidade da Integrada. “Ela chegou para nos ajudar, nos dar o respaldo que tanto precisávamos. Ela tem muita credibilidade e é por isso que estou aqui e vou continuar”, disseram os irmãos João e Augusto. E completaram: “É uma empresa segura e de confiança. A sua solidez no mercado nos dá a certeza de que estamos fazendo o melhor por nós e por nossa família”.