O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Coopermota comemora 64 anos com cantata em Cândido Mota

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 20h, na Praça dos Estudantes.

A Coopermota completa neste mês de maio, 64 anos de fundação, e para comemorar a data, preparou um evento para toda população na ‘Praça dos Estudantes’, em Cândido Mota. Nesta sexta-feira, dia 12, acontece a ‘Cantata de Aniversário Coopermota’, que terá a presença especial da Banda e Coral Municipal de Assis, a partir das 20h. No local, haverá ainda brinquedos para as crianças, distribuição de pipoca e outras ações.
“Venha celebrar nosso aniversário em grande estilo. Junte-se a nós para apreciar a cantata que preparamos com todo o carinho. Sua presença é fundamental para tornar essa comemoração ainda mais especial. Esperamos você!”, convida a direção da cooperativa.

História
Na década de 1950, o café era o principal produto cultivado e comercializado no Vale Paranapanema, tendo o oeste de São Paulo e o norte do Paraná como principais produtores deste grão. Cândido Mota se destacava nesta área devido às características do solo regional, rico em húmus, cálcio, fósforo e potássio. Neste período foi criada a Coopermota – Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana.
Em 1958, Joaquim Galvão de França, Jair Ribeiro da Silva, Gilfredo Boreti e mais alguns produtores, sob a liderança de Lázaro Ignácio Dias, uniram-se e idealizaram a Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana em busca de se fortalecerem e fugirem dos preços altos cobrados pelos produtores de beneficiamento.
A Coopermota foi inaugurada oficialmente no dia 17 de maio de 1959.
Além dos três idealizadores e do líder Ignácio Dias, a criação da cooperativa também foi sustentada pelos produtores Otavio Pires de Almeida, Waldo Antunes Ribeiro e Mário Martins, além de mais 38 produtores, os quais assinaram a lista de presença da Ata da Assembleia Geral Extraordinária.
Hoje, com dezenas de unidades espalhadas por diversas cidades da região, inclusive do Norte do Paraná, o balanço da administração sobre as seis décadas de existência da cooperativa no setor agrícola é bastante positivo, tendo em vista que o seu ritmo de crescimento se manteve em expansão.

Ultimas Notícias!