O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Coopermota doa 300 litros de álcool em gel para a Santa Casa de Cândido Mota

Os produtos doados são suficientes para atender a demanda de uso, entre funcionários e usuários, por aproximadamente um mês.

Um total de 300 litros de álcool em gel foi entregue à administração da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota, na manhã da última terça-feira, dia 09. Os produtos foram doados pela Coopermota, atendendo a um pedido da prefeitura municipal e de representante do Poder Legislativo. Conforme dados da instituição, os produtos doados são suficientes para atender a demanda de uso, entre funcionários e usuários, por aproximadamente um mês.
A entrega dos produtos à Santa Casa foi realizada com a participação do vice-presidente da Coopermota, Antônio de Oliveira Rocha, o prefeito Eraldo José Pereira, o vice-prefeito, Luiz Carlos Nicodemos, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota, José Augusto, a superintendente da Santa Casa, Maria Holanda Cardoso, a coordenadora do setor de compras da Santa Casa, Cleuza Marques Zonfrilli e o vereador Wiliam Roberto Zimermam da Silva.
A iniciativa foi comemorada pelos representantes da Santa Casa. “O nosso consumo de álcool em gel depende muito do fluxo que temos, já que o disponibilizamos para usuários internados, pacientes que chegam à recepção, seus acompanhantes e também para nossos funcionários. Abastecemos os suportes duas vezes ao dia, em todos os setores do hospital. Com isso, consumimos cerca de 20 litros por dia (considerando as variações de consumo, o gasto mensal fica em torno de 400 litros). Estamos falando de mil mãos que são higienizadas diariamente”, comenta a coordenadora do departamento de compras e suprimentos da Santa Casa, Cleuza Marques Zonfrilli. Além do álcool gel, a coordenadora conta que a instituição utiliza cerca de 150 litros de álcool líquido por mês para a higienização de materiais, os quais são esterilizados antes de serem utilizados.
Por sua vez, o vice-presidente da Coopermota, Antônio de Oliveira Rocha, destacou que a cooperativa é feita de pessoas e estas pessoas também utilizam o sistema da Santa Casa. “A gente sabe que a Santa Casa trabalha no limite de créditos e com dificuldades, mas com bastante atenção a todos os munícipes. Sabemos também que esta pandemia veio para aumentar ainda mais a demanda por serviços da instituição. Neste contexto, recebemos, no mesmo dia, o pedido do vereador Wiliam Roberto Zimermam da Silva, o ‘Churrão’ e do prefeito Eraldo. Então, juntamos as duas demandas e viabilizamos a doação. A comunidade é que ganha quando nos unimos. Está no DNA da cooperativa ajudar as pessoas. Quando atuamos em comunidade a gente consegue passar pelas dificuldades com mais facilidade. Estamos fazendo esta doação para que as dificuldades sejam amenizadas”, diz.
Durante a entrega do material à Santa Casa, o prefeito Eraldo José Pereira estendeu os seus agradecimentos à Coopermota por ter atendido ao pedido do vereador Churrão e da prefeitura, com destaque à parceria que a cooperativa sempre manteve com a prefeitura e o município. “A doação vem num momento de crise, bastante difícil. A gente comemora esta possibilidade de contarmos com este álcool em gel nos estoques da Santa Casa, num momento em que o consumo deste produto tem sido bastante grande”, avalia.
O prefeito reforça aos cidadãos para que mantenham os cuidados recomendados até o momento, embora o município tenha passado para a fase laranja do Plano São Paulo. “Precisamos continuar os cuidados com o uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações, para que possamos chegar, em breve, à fase amarela”, enfatiza. Ele afirma que uma nova etapa de imunização deve ser anunciada nesta semana, com a chegada de um novo lote de vacinas. “Vamos soltar as datas de vacinação aos poucos, até mesmo porque as vacinas também estão sendo encaminhadas ao município em pequenos lotes, mas seguimos rigorosamente o plano nacional de vacinação”, salienta.

Santa Casa atenta ao Covid
A doação de álcool em gel para a Santa Casa foi comemorada pela superintendente da instituição, Maria Holanda Cardoso. “Nós temos uma ala específica para a Covid-19, com profissionais específicos para atender esta demanda, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares. Temos também leitos para internação e ambientes para o setor de observação. Neste sentido, a gente gasta muito com higienização, seja de superfícies ou para a higienização pessoal de todos que passam pelo hospital”, destaca. Na Santa Casa, os profissionais da ‘linha de frente’ de atendimento aos usuários já foram vacinados, contudo, o setor administrativo ainda aguarda pelo período de abrangência desta equipe no cronograma nacional de vacinação. “Esperamos que a vacina realmente venha controlar esta disseminação da Covid. A população está cansada com as restrições e agora acaba abrindo algumas exceções que até então não fazia. A gente sabe que são mais alguns meses, talvez seis, mas neste momento o pessoal está mesmo no limite”, avalia.
Da mesma forma, o provedor da Santa Casa, José Augusto, agradeceu o apoio da Coopermota. “Toda doação é importante. A Santa Casa precisa de doações. Assim como a Coopermota fez, outras empresas também podem fazer. Estamos à disposição para todos os esclarecimentos sobre nossa conduta as doações que recebemos, assim como sobre todas as ações que a Santa Casa tem em seu dia a dia”, convida.

Ultimas Notícias!