O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Coopershow deve atrair mais de 10,5 mil a Cândido Mota

Evento acontece no Campo de Tecnologia da Coopermota a partir deste dia 22 até o próximo dia 24.

A partir deste dia 22 Cândido Mota será destaque na região, no Estado, e no país. Acontece no município a 14ª Coopershow, até o próximo dia 24. A solenidade de abertura está prevista para às 10h. A expectativa da organização é que passem pelo recinto mais de 10,5 mil pessoas. Estão previstas as visitas de várias caravanas de cidades do interior de São Paulo e do Paraná. O superintendente estadual da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, José Luiz Fontes, confirmou presença.
Além dele, também devem estar presentes autoridades municipais – entre elas o prefeito Roberto Bueno e o presidente da Câmara de Vereadores David Aparecido de Oliveira ‘Leiteiro’ – e regionais, como dirigentes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, Civap, e da União dos Municípios da Média Sorocabana, a Ummes. Na sexta-feira, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, a OCB, o ex-presidente da Coopermota Renato Nóbile, estará visitando o recinto. Também devem passar pelo local vários deputados, entre eles Arnaldo Jardim (ex-secretário da Agricultura) e Mauro Bragato.
Nos próximos três dias, sempre das 8h30 às 18h, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, em Cândido Mota, vai haver uma grande quantidade de exposições e palestras, para oferecer aos visitantes a atualização de informações sobre o agronegócio. O evento, utilizado para a apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, é sobretudo, um espaço para exposição e comércio de modernos equipamentos, todos fundamentais para a expansão da tecnologia no campo.

Ensaios
Durante a Coopershow, serão apresentados vários ensaios que envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas. Por meio dessas iniciativas a Coopermota intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade. No recinto, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais da região, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.
Em uma área de 14,5 hectares, o Campo de Difusão possui espaço para a realização de palestras, vendas de produtos, exposição de máquinas e implementos, além de exposições e alimentação. A novidade deste ano é a entrada, toda remodelada em relação ao ano passado e em nova localização. No espaço a diretoria da Coopermota estará recebendo todos os visitantes. Também haverá quatro startaps na recepção.

Espaço Mulher
Outra novidade será o Espaço Mulher, onde haverá oficinas e palestras sobre cultivo de plantas e trabalhos manuais. Também no recinto haverá um auditório onde serão disponibilizadas palestras no período da tarde, organizadas junto à empresas parceiras da cooperativa, que apresentam diferentes abordagens sobre tecnologias variadas voltadas ao setor. No pavilhão de animais haverá peixes, cavalos, carneiros e bois em exposição.
A Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a Aspaco, fará julgamento de classificação diariamente. A Loja Coopershow terá a comercialização de calças, botinas, roçadeiras, motocultivadores, chapéus. O setor agrícola terá plantio de culturas para a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional. O setor de máquinas apresentará exposições de tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo. No pavilhão comercial, estarão empresas dos setores financeiro, peças, lubrificantes e equipamentos. No recinto também vai acontecer exposição de orquídeas. E ainda, os visitantes poderão fazer passeios em animais de pequeno porte.

Cavalgada
No encerramento, na sexta-feira, dia 24, acontecerá uma cavalgada pelas ruas da cidade, que seguirá até o recinto. A Coopermota também fará na feira o lançamento da marca Candu de comercialização de filés de tilápia congelados. Além disso, os visitantes terão à disposição dentro do recinto uma lanchonete, com salgados, doces e bebidas, música ao vivo, além de um restaurante, que ficará aberto todos os dias do evento, das 12h às 14h.
E todos os visitantes poderão acompanhar tudo o que estiver acontecendo pela rádio e TV interna ‘O Campo’, que terá músicas, informação e divulgação sobre os expositores. A Coopershow é considerada uma ‘vitrine de tecnologia agrícola’ para todo o interior de São Paulo e do Brasil.

Programação de cursos
Dia 22

– 10h: Abertura oficial no estande da Coopershow
– 11h: Auditório: Pragas na cultura de milho safrinha (cigarrinha – ênfase no enfezamento). Dr. Walter Meireles – Embrapa
– 14h: Auditório: Sistema de Bombeamento Solar de Água: Irrigação e hidratação animal. Thomas Baader – Coopermota solar /Leveros
– 15h: Auditório: Posicionamento de Híbridos de Milho no Manejo de Nematoides, Cigarrinha e Pulgão para Altas Produtividades! Engenheiro Agrônomo Paulo César de Carvalho Júnior – Forseed

Dia 23
– 9h30: Auditório: Girolando: uma raça em ascensão. Ricardo Paulino de Oliveira Médico Veterinário – Associação dos Criadores de Girolando
– 11h: Auditório: Controle de plantas daninhas em milho safrinha. Dr. Fernando Adegas – Embrapa
– 13h: Auditório: Manejo de mosca branca na cultura da soja. Prof. Dr. Regiane Bueno – Unesp Botucatu – FMC
– 14h: Auditório: Controle de Nematoides e Microbiologia do Solo. Marcus Agnolo – All tech
– 15h: Auditório: Nova Tecnologia no Manejo do Percevejo. Ricardo Hendges – Superbac

Dia 24
– 9h30: Auditório: Agricultura 4.0. José Luís Coelho – Esalq
– 11h: Auditório: Inoculação e Coinoculação em milho safrinha. Dr. Marco Nogueira – Embrapa
– 13h: Auditório: Holding, Planejamento Sucessório para o Agricultor. Anderson Guimarães Montechesi – Escritório Menezes Oliveira e Montechesi
– 14h: Auditório: Sistema de Bombeamento Solar de Água: Irrigação e hidratação animal. Thomas Baader – Coopermota solar /Leveros

Ultimas Notícias!