O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Coopershow encerra 14ª edição com mais de 11 mil visitantes e 15 caravanas de SP e PR

No último dia, nesta sexta-feira, dia 24, aconteceu uma cavalgada com animais de toda a região.

‘Um sucesso’. Assim definiram os organizadores no balanço da 14ª Coopershow, encerrada no fim da tarde desta sexta-feira, dia 24, depois de três dias de exposições, comercialização, palestras e ensaios sobre sementes e controle de pragas em lavouras. O evento aconteceu todos os dias, das 8h30 às 18h, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, onde foi montado o recinto, e por onde passaram mais de 11 mil visitantes, inclusive 15 caravanas de cidades dos estados de São Paulo e Paraná. Nem mesmo a chuva intensa da quinta-feira impediu as pessoas de visitarem o espaço preparado pela Coopermota. No último dia, nesta sexta-feira, dia 24, ainda aconteceu uma cavalgada, com animais de toda a região, que passou pelas ruas da cidade e foi encerrada no interior do recinto.
O presidente da cooperativa, Edson Fadel, o ‘Branco’, o vice-presidente Antônio Rocha, e outros diretores da instituição, recepcionaram várias autoridades que estiveram na 14ª Coopershow. Passaram pelo recinto o deputado federal e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, os deputados estaduais Mauro Bragato e Barros Munhoz, também presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legisaltiva de São Paulo e ex-secretário da Agricultura do Estado e ex-ministro da Agricultura, o superintendente estadual da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, a CDRS, José Luiz Fontes, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, a OCB, o ex-presidente da Coopermota Renato Nóbile, o superintendente corporativo-executivo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo e no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo, Aramis Moutinho Junior.
Também visitaram a feira o prefeito de Cândido Mota Roberto Bueno e o vice José Ângelo Franciscatto, o vice-prefeito de Ibirarema José Benedito Camacho, o presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mota David Aparecido de Oliveira ‘Leiteiro’, vários vereadores cândido-motenses e de cidades da região, além de secretários municipais e prefeitos da região, como Oscar Gozzi (Tarumã), José Fernandes (Assis), Paulo Eduardo Pinto, o ‘Duda’ (Florínea), Almira Garms (Paraguaçu Paulista), José Roberto Ronqui (Palmital), Eduardo Girotto (Lutécia), Eduardo Sotana ‘Tatu’ (Maracaí), Wagner Mathias (João Ramalho), também presidente do Civap.
Todos os visitantes tiveram a oportunidade de participar de exposições e palestras, com atualização de informações sobre o agronegócio, apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde. Eles também conheceram vários ensaios que envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas.
“É através dessas iniciativas que a Coopermota intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade”, disse o presidente ‘Branco’ Fadel, lembrando que no recinto, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais da região, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.

‘Candu’
Em 2020, os visitantes também contaram com o Espaço Mulher, estande onde aconteceram oficinas e palestras sobre cultivo de plantas e trabalhos manuais. A loja de Cândido Mota de O Boticário realizou cursos de beleza e de técnicas de maquiagem. Além disso, no auditório instalado no recinto foram realizadas palestras, organizadas junto a empresas parceiras da cooperativa, que apresentaram diferentes abordagens sobre tecnologias variadas voltadas ao setor. No pavilhão de animais havia peixes, cavalos, carneiros e bois e mini animais em exposição. Mais uma vez, o Quintal Coopershow recebeu a Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a ‘Aspaco’, que realizou julgamentos de classificação diariamente.
A Coopermota também lançou a ‘Candu’, a marca que a instituição utilizará para comercializar filé de tilápia congelado. Aliás, uma homenagem a Cândido Mota, que popularmente é chamada pelos cândido-motenses como ‘cadumota’.
No ‘Mercadão’ foram comercializadas roupas, calçados, roçadeiras, motocultivadores, chapéus, peças, lubrificantes e equipamentos. O setor agrícola apresentou o plantio de culturas para a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional. Por fim, o setor de máquinas expôs tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo.

Ultimas Notícias!