O segundo dia da 13ª Coopershow, iniciada nesta quarta-feira, dia 23, e que termina nesta sexta-feira, dia 25, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, em Cândido Mota, uma área de 14,5 hectares, foi marcado pelas caravanas que visitaram o recinto. O evento, que acontece das 8h30 às 18h, recebeu visitantes de várias cidades do interior de São Paulo, entre elas Teodoro Sampaio e Santa Cruz do Rio Pardo, entre outras; além de muitos visitantes da cidade de São Paulo, das cidades da região e de várias cidades do Paraná, de Minas Gerais, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, David Leiteiro, também esteve visitando o recinto, juntamente com o vereador Lu Zanchetta.

Todos participaram da grande quantidade de exposições e palestras, para a atualização de informações sobre o agronegócio. Acompanharam também a apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, é sobretudo um espaço para exposição e comércio de modernos equipamentos, todos fundamentais para a expansão da tecnologia no campo.
Durante a Coopershow, estão sendo apresentados vários ensaios que envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas. É por meio dessas iniciativas que a Coopermota intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade. O interessante é que no recinto, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais da região, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.
No pavilhão de animais tem exposição de peixes, cavalos, carneiros e bois. Os julgamentos de classificação da Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a Aspaco’, tem acontecido todos os dias, sempre a partir das 9h. A Loja Coopershow está comercializando roupas, botinas, roçadeiras, motocultivadores, chapéus e vale almoço. O setor agrícola possui plantio de culturas onde acontece a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional. O setor de máquinas está apresentando exposições de tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo. No pavilhão comercial, estão empresas dos setores financeiro, peças, lubrificantes e equipamentos.
No ‘Quintal Coopershow’ estão acontecendo exposições de produtos alimentícios artesanais, de produtos manuais, demonstração de trabalhos em madeira, exposição de produtos da Associação de Bananicultores de Palmital, exposição de trabalhos da Flora Vale, oficinas de cultivo de mudas, exposição de empresas ligadas ao setor de hortifruticultura, tanque com aplicação de geomembrana. Os visitantes têm à disposição dentro do recinto uma lanchonete, com salgados, doces e bebidas, com música ao vivo, além de um restaurante, aberto todos os dias das 12h às 14h.
A programação
• Dia 25
– 9h30: Auditório Coopershow: Escritório Menezes Oliveira e Montechesi
Holding, Planejamento Sucessório e Tributário para Produtor Rural (Anderson Guimarães Montechesi)
– 9h30: Quintal Coopershow: Oficina de Bokashi (Sebastião Tivelli – Apta)
Orientações práticas e teóricas sobre a produção do Bokashi (Sebastião Tivelli – Apta)
– 11h: Auditório Coopershow: Embrapa
Manejo de percevejos na cultura da soja (Samuel Roggia)
– 13h: Auditório Coopershow: Bayer
Desafios e oportunidades para construção de lavouras de alta produtividade no Vale do Paranapanema (Luiz Tadeu Jordão)
– 14h: Auditório Coopershow: Unimaq John Deere
Os benefícios da agricultura de precisão (Bruno Garcia)
– 15h: Auditório Coopershow: Produquímica Agrícola