O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Coopershow recebe caravanas no segundo dia no Campo de Tecnologia da Coopermota

A 14ª edição da Feira que acontece no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, termina nesta sexta-feira, dia 24.

O segundo dia da 14ª Coopershow foi marcado pelo número de caravanas que passaram pela feira. Desde às 8h30 o Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, onde está montado o recinto, recebeu visitantes de várias cidades, que chegaram em diversas excursões, de ônibus e vans. A expectativa da organização, de que passem pelo recinto mais de 10,5 mil pessoas, deve ser atingida, mesmo com as chuvas intensas que caíram sobre Cândido Mota durante praticamente toda a quinta-feira.
O superintendente estadual da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, a CDRS, José Luiz Fontes, esteve ontem na feira. Ele foi recebido por diretores da Coopermota, pelo presidente Edson Fadel, o ‘Branco, e pelo vice-presidente Antônio Rocha, o ‘Toninho’. Ainda esteve visitando todo o recinto e elogiou a estrutura do evento. “A Coopermota está de parabéns pela estrutura que criou aqui em Cândido Mota para a realização da Coopershow. Isso é muito bom, pois é a certeza de que os agricultores terão tecnologia à disposição”, disse.
Nesta sexta-feira, dia 24, último dia do evento, deve estar na feira o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, a OCB, o ex-presidente da Coopermota Renato Nóbile. Ele estará visitando os 14,5 hectares do recinto e conhecendo o funcionamento da Coopershow e todos os expositores.
Portanto, este dia 24 é a última oportunidade que os visitantes terão para participar de exposições e palestras, com atualização de informações sobre agronegócio, apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde.

Ensaios e exposições
Nestes dois dias, foram apresentados vários ensaios que envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas. É através dessas iniciativas que a Coopermota intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade. No recinto, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais da região, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.
No Espaço Mulher estão acontecendo oficinas e palestras sobre cultivo de plantas e trabalhos manuais. É no espaço também que O Boticário de Cândido Mota tem apresentado cursos de beleza e de técnicas de maquiagem. No auditório acontecem palestras, sempre no período da tarde, organizadas junto a empresas parceiras da cooperativa, que apresentam diferentes abordagens sobre tecnologias variadas voltadas ao setor. No pavilhão de animais, peixes, cavalos, carneiros e bois estão em exposição.
No Quintal Coopershow, a Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a ‘Aspaco’, tem realizado julgamentos de classificação diariamente. Na Loja Coopershow são comercializadas roupas, calçados, roçadeiras, motocultivadores, chapéus. O setor agrícola tem plantio de culturas para a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional.
O setor de máquinas apresenta exposições de tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo. No pavilhão comercial estão empresas dos setores financeiro, peças, lubrificantes e equipamentos. No recinto também acontece exposição de orquídeas. Por fim, também nesta sexta-feira, dia 24, no período da manhã, acontece cavalgada pelas ruas da cidade, que será encerrada no recinto.

Programação de cursos
Dia 24

  • 9h30: Auditório: Agricultura 4.0. José Luís Coelho – Esalq
  • 11h: Auditório: Inoculação e Coinoculação em milho safrinha. Dr. Marco Nogueira – Embrapa
  • 13h: Auditório: Holding, Planejamento Sucessório para o Agricultor. Anderson Guimarães Montechesi – Escritório Menezes Oliveira e Montechesi
  • 14h: Auditório: Sistema de Bombeamento Solar de Água: Irrigação e hidratação animal. Thomas Baader – Coopermota solar /Leveros

Ultimas Notícias!