Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, na Estação de Bombeiros de Cândido Mota, a solenidade de entrega de Láureas de Mérito Pessoal do 14º Grupamento de Bombeiros que abrange as áreas de Assis, Presidente Prudente e Cândido Mota e descerramento da placa que denomina o prédio da Estação de Bombeiros como ‘2º Tenente Gilson Antunes Romão’. A cerimônia contou com a presença do subcomandante do 14º grupamento capitão Pavesi, comandante do 4º subgrupamento de Assis, capitão Marçal, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar tenente coronel Tonassiam, vice-prefeito de Cândido Mota Júlio Urbano, presidente da Câmara de Vereadores Vinícius Nascimento e deputado estadual Mauro Bragato, autor do projeto de denominação em homenagem ao Bombeiro Gilson Romão, que faleceu em 2019. Também participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, familiares e amigos dos bombeiros homenageados.
Mérito
Os bombeiros homenageados recebem a Láurea de Mérito Pessoal, que tem por finalidade o reconhecimento dos méritos dos policiais militares que se sobressaem no desempenho da missão. Esta condecoração é dividida em cinco graus, que podem ser conquistados ao longo da carreira, iniciando no quinto grau e tendo o primeiro grau como o último a ser conquistado.
O soldado Bruno Ferreira de Lima, recebeu a Láurea de Mérito em 5º Grau. A Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau foi entregue para cinco profissionais. A cabo Jeniffer Hain Martins, cabo Mailson Henrique Inácio, cabo João Paulo da Silva Machado, cabo Fernando Augusto Roks Monteiro e cabo Bruno Gabriel Honório. A solenidade entregou ainda a Láurea de Mérito em 3º Grau para o cabo Fernando Gonçalves de Lima, em 2º Grau ao 1º sargento Lindolfo dos Santos e cabo Danilo Henrique Ravagnani Pintar e em 1º Grau ao cabo Ronaldo Rodrigues da Silva.


Ocorrência de Destaque
A solenidade homenageou também os bombeiros que participaram da Ocorrência de Destaque, 1º sargento Deyvis Breno Costa Gimenes, 2º sargento Aiter Cesar Fusilli e os cabos Ronaldo Rodrigues da Silva, Nilton Garcia do Nascimento, João Paulo da Silva Machado e Paulo Lima Mateus.
Em 03 de março de 2025 eles atenderam uma ocorrência de tentativa de suicídio, pela cidade de Cândido Mota/SP, onde atuaram de forma excepcional no salvamento de um homem que subiu em uma torre de telecomunicação, com aproximadamente 60 metros de altura.


Bombeiro do Mês
O subtenente Samuel Gomes dos Santos, que atua na função de comandante da Estação de Assis foi homenageado como Bombeiro Destaque do mês de abril, em em reconhecimento aos excelentes serviços prestados. Profissional capacitado e proativo, sempre busca conhecimento e melhores alternativas para solução dos problemas apresentados. Realiza suas missões com galhardia, sendo compromissado com o serviço administrativo e operacional, onde por diversas oportunidades, renuncia das suas horas de folga para auxiliar naquilo que for preciso de forma eficiente e eficaz, seja para ajudar seus superiores ou subordinados, destacando-se no atendimento destinado ao público interno e externo, proporcionando sempre um tratamento humanitário.




Bombeiro Veterano
A solenidade ainda prestou homenagem ao 2º Tenente Emerson dos Santos, que recentemente passou para a reserva. Através dele, o comando do 14º grupamento agradeceu a todos os demais veteranos que estiveram na cerimônia.




Placa Inaugural
Momento emocionante da cerimônia foi o descerramento da placa inaugural que denomina a Estação de Bombeiros de Candido Mota como ‘2º Tenente Gilson Antunes Romão’.

De autoria do deputado estadual Mauro Bragato, por meio do Projeto de Lei nº 407/2023, foi promulgada em 30 de setembro de 2024 a Lei Estadual nº 18.052, passando a denominar o prédio, materializando a significativa contribuição e legado deixado pelo Bombeiro Gilson Romão à segurança pública local e ao bem-estar da comunidade de Cândido Mota, reconhecendo a carreira dedicada e exemplar, não apenas pela distinção e honra quando serviu nas fileiras do Corpo de Bombeiros, mas também pela liderança em projetos de grande impacto social, como a construção da Base de Bombeiros do município e o seu envolvimento direto em iniciativas voltadas à juventude, como o Projeto Bombeiro Mirim.
A cerimônia contou com a presença da mãe de Gilson, dona Hilda, irmã Gisele, filhas Stela e Bárbara, neta Lara e demais familiares.
No encerramento, o comando do Corpo de Bombeiros agradeceu a presença de todos e o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cândido Mota e da empresa Casa Di Conti.























