O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Curso de Medicina da Fema inicia aulas práticas de cirurgia

Atividades ocorrem na UBS do jardim Paraná e na Santa Casa de Assis. Alunos do quarto ano aprendem de forma prática, com supervisão de um 'médico-professor'.

A primeira turma de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, que hoje cursa o quarto ano da graduação, iniciou em agosto as aulas do módulo de cirurgia, dentro da disciplina de Integração Ensino Serviço Comunidade (Iesc).
Com aulas 100% práticas desde a primeira etapa, os alunos divididos em dois grupos, acompanhados pelos professores Ricardo Estefani, cirurgião plástico e mestre, e Marcelo Demian, cirurgião cabeça e pescoço, atuantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Paraná e da Santa Casa de Misericórdia de Assis, respectivamente, atenderão os pacientes desde a chegada no posto até a cirurgia.
Esta é a primeira vez que este módulo está sendo ministrado. Os alunos são divididos em duas turmas de 30 pessoas, sendo 60 ao todo, e se revezam ao longo de três dias na semana, cada turma em um local diferente – a primeira na UBS jardim Paraná e a segunda na Santa Casa. Os estudantes atendem das 13h30 às 17h10 e, depois, vão para sala de reuniões, reportar o que foi feito durante o dia.
Após cada atendimento, os alunos se reúnem com o professor responsável e avaliam tudo o que foi feito durante o ato. “Aí, os alunos fazem os prontuários, o histórico médico, relatam os exames físicos e até que tipo de anestesia foi utilizada durante o procedimento. Isso traz segurança tanto para o médico quanto para o paciente, já que todos esses procedimentos fazem parte do ato cirúrgico”, fala o professor Ricardo.
Para o médico e professor responsável pela disciplina prática na UBS, ‘a faculdade de Medicina participa muito da gestão de saúde no município e a tendência é, que formando as turmas, a comunidade seja cada dia mais beneficiada pela qualidade do atendimento que estamos proporcionando na educação destes futuros médicos’. “É uma diretriz, tanto do Ministério da Saúde quanto do Ministério da Educação, que as faculdades de Medicina se aproximem mais da população e é isto que estamos fazendo. Estamos dando prioridade a uma Medicina que seja humanizada e que atenda ao que a comunidade externa precisa”, completou.
A ação se tornou possível por conta de parcerias que a Fema concretizou com a Secretaria Municipal da Saúde de Assis e com o convênio, assinado recentemente pela instituição de ensino e a Santa Casa, para o estágio prático e futuro internato dos quintos e sextos anos das turmas de Medicina da Fema.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!