É muito comum as pessoas perguntarem se o dente com canal tratado nunca mais vai doer. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos:
- após terminar o tratamento de canal, o dente precisa ser finalizado, seja com restauração convencional ou com algum tipo de porcelana. Caso essa finalização não ocorra, ele estará susceptível à entrada de bactérias no canal, causando uma recontaminação e assim, dor.
- muitas pessoas quebram o dente e, por ter canal tratado, pensam que não vai acontecer nada, e assim o deixam. Terrível engano. Com o dente quebrado há entrada de bactérias no canal, recontaminação e dor!
- além disso, a dor não tem origem apenas no canal do dente, ela também pode vir dos tecidos que o sustentam, como osso e gengiva, como quando há acúmulo de tártaro, inflamação gengival ou perda óssea, causando dor mesmo com o canal tratado.
- e por último, um fator importante a ser analisado é a qualidade do tratamento realizado. O tratamento de canal precisa ser bem executado para que as chances de doer novamente diminuam, pois quanto mais bactérias o cirurgião dentista conseguir eliminar, mais seguro o tratamento. Por isso, a confiança no profissional de escolha é essencial.
“Ah, mas vale mesmo a pena fazer canal?” Sem dúvidas! Com um tratamento completo e bem executado, você fica com seus dentes em boca, mantendo a função e a estética.
Nada como nossos próprios dentes
A Orale – Odontologia Integrada fica na rua Antônio Conte, 367, no centro de Cândido Mota. Os telefones para contato são: (18) 3341-7101 e (18) 99804-9846. Confira também as redes sociais da clínica. Instagram @orale_odonto e no facebook: Orale Odontologia Integrada.

Poliana Val – CRO-SP 121.560