• Não idealize o seu cônjuge e o seu relacionamento:
Não critique as imperfeições é importante observar as qualidades do outro sempre que possível. Não compare seu relacionamento com o das outras pessoas.
• Tenha um tempo a sós:
Separe um dia ou um final de semana no mês para que vocês voltem aos “tempos de namoro”, como ir ao cinema, parque, passear, sair para jantar ou fazer uma atividade que os dois gostam. Com o tempo é muito comum num relacionamento que o casal mude as suas prioridades.
• Sempre converse com seu parceiro:
Uma relação desgastada pode ser fruto de muitas mágoas do passado que não foram conversadas, então sempre dialogue com o seu parceiro, pois colocar as coisas que você está sentindo pode ser um caminho para encontrar uma solução. Pequenas chateações do dia a dia podem virar grandes desentendimentos no futuro.
• Releve sempre que possível:
O segredo do relacionamento amoroso feliz é relevar algumas situações do dia a dia. Até porque ninguém é perfeito! Muitos relacionamentos podem acabar por conflitos que não eram necessários. Além disso, em algumas situações você está estressado e desconta isso no seu cônjuge. Então, antes de querer discutir, pense muito bem.
• Diga as “palavrinhas mágicas”:
Seja pela rotina ou estar acostumada com a presença da pessoa perdemos o hábito de falar “obrigado (a), “por favor”, “desculpa” e acabamos deixando de lado essa gentileza. Por isso, se o seu companheiro fez algo que você gosta, não tenha vergonha de agradecê-lo e elogiá-lo.
• Admita seus erros:
Numa relação é importante ter atitude de admitir que está errado e passar por cima do seu orgulho para construir um relacionamento baseado na honestidade. Então, se você fez algo errado ou que magoou a outra pessoa, peça desculpe.
• Dê atenção:
Com a rotina é comum ter atitudes mecânicas e diálogos vazios. Então, evite a falta de atenção com a pessoa amada. Quando falarem sobre o seu dia, tenham interesse no assunto. Lembre-se: o relacionamento amoroso é uma troca que exige interação e cumplicidade.
• Faça surpresas no dia a dia:
O mais importante é fugir da rotina e fazer as coisas juntos, use a sua imaginação para realizar uma surpresa para a pessoa amada. Por exemplo, fazer um jantar à luz de velas, escrever bilhete amoroso, mandar mensagem romântica ou iniciar uma série para assistir juntinhos.

As dicas que listei até aqui são muito simples para serem colocadas em prática e seus efeitos são sentidos quase imediatamente. Se a situação entre vocês está complicada e não conseguem se resolver sozinhos, uma boa ideia é procurar uma psicóloga que poderá ajudar a resolver os conflitos, entendendo a origem dos problemas, e promove a comunicação.