Pessoas bonitas, inteligentes, simpáticas e com várias qualidades, muitas vezes se encontram com dificuldade no namoro. Normalmente o que atrapalha o começo do namoro, ou então a continuidade do namoro é a pessoa com: baixa autoestima; “muita sede ao pote”; querer alguém perfeito (a); ser “Grudenta (o)” e querer ter o controle sobre o (a) companheiro (a).
É fundamental para uma relação saudável:
- O respeito mútuo entre o casal, existindo limites de tolerância;
- Cada um tenha a sua individualidade, em que os dois tenham o seu espaço (possam ter amigos, momentos de lazer e momentos com a família de origem);
- Os dois aprendam a falar sobre seus sentimentos e saibam escutar o companheiro, reconhecendo o que cada um precisa melhorar e mudar. E depois desse entendimento, que tenham ação para que as mudanças realmente aconteçam;
- Trocas positivas entre o casal, buscando ajudar um ao outro, motivando para o crescimento emocional e pessoal de cada um.
É fundamental entender que a pessoa é responsável pela sua própria felicidade e que precisa manter suas atividades e amizades, se gostar e se valorizar, para aí o outro gostar, valorizar e respeitar.
Caso a pessoa comece a sentir muitas frustrações em relação aos relacionamentos amorosos, prejudicando a sua vida, é importante buscar uma psicóloga para ajudar a entender “o que está acontecendo”.
Atendimento adolescente, adulto e idoso.
![](https://i0.wp.com/odiariodovale.com/wp-content/uploads/2023/07/juliana-1.jpg?resize=800%2C267&ssl=1)