O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Diretoria de Ensino e Instituto ‘Zimbauê’ lançam concurso no ‘mês da consciência negra’

A ação faz parte das comemorações do ‘Dia Nacional de Luta contra o Racismo’, neste 13 de maio.

A Diretoria de Ensino da Região de Assis, em parceria com o Instituto do Negro de Assis – Zimbauê, lançam o IX Concurso em Comemoração ao ‘Mês da Consciência Negra’, para todos os alunos matriculados nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual do município de Assis. A ação faz parte das comemorações do ‘Dia Nacional de Luta contra o Racismo’, neste 13 de maio.
A presidente do Instituto do Negro de Assis, Mônica Silva, ressalta que o objetivo do concurso é estimular e contribuir para o processo de formação da cidadania, proporcionando aos estudantes uma visão reflexiva de conceitos referentes ao racismo como determina a Lei 7.716/1989, da promoção dos direitos dos afrodescendentes na sociedade. Ela disse ainda que a promoção visa incentivar o interesse dos alunos pelos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena conforme a Lei 12.288/2010, como também, instigar a pesquisa de temas relacionados ao respeito à diversidade.
O concurso terá duas modalidades, ‘Poema Ilustrado’ para os alunos dos 6º ao 8º anos do ensino fundamental, e ‘Fotografia’ aos alunos que cursam o 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio.
Para ampliar o repertório dos professores, a comissão organizadora do concurso firmou uma parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, por meio do professor João Henrique dos Santos, contando, assim, com um curso de fotografia. Nessa formação continuada, os professores da Rede Estadual de Ensino poderão, por meio de oficinas, aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em relação à temática fotografia, para assim, serem multiplicadores em suas unidades escolares.
A comissão organizadora, presidida pela Dirigente Regional de Ensino da Região de Assis, Marlene Aparecida Barchi Dib, e composta pelos membros do Instituto Zimbauê Mônica da Silva e Sérgio Augusto Frederico, e os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Gisele Antunes Romão Barreto, Rodrigo Costa Silva, Charlotte L. V. Zimmerman e Telma Aparecida Luciano Alves, informa que a premiação será no valor de R$ 1 mil, distribuídos entre os três primeiros colocados de cada modalidade. De acordo com Gisele Antunes Romão Barreto, a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de novembro, na Fema.

Ultimas Notícias!