O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Doutor, por que eu tenho varizes?

"Quase todos os dias os pacientes fazem esta pergunta para mim no consultório", diz o Cirurgião Vascular e Ecografista Vascular, Dr. Arnaud Rivayrand.

Esta pergunta não é fácil de responder e envolve uma série de aspectos. Esta matéria vai falar sobre as causas deste problema tão comum.
Em primeiro lugar, para entender o porque temos varizes, precisamos entender o que são as varizes.
Varizes são veias superficiais dilatadas, geralmente nas pernas e que perderam a capacidade de jogar o sangue de volta para o coração com eficiência.
Veja só, as veias das pernas fazem um trabalho árduo! Elas têm que devolver o sangue para o coração lá em cima, contra a atuação da força da gravidade. Para isso, dentro delas existem diversas válvulas que ajudam o sangue a andar somente em uma direção, ou seja, ele só consegue subir.

É justamente aí que mora o problema. Quando as válvulas estão com problema, o sangue consegue andar em ambas as direções e, por causa da força da gravidade, sua tendência é descer, ficando acumulado dentro das veias. Daí as veias crescem. E isso é um ciclo vicioso: quanto mais as veias crescem, mais as válvulas se danificam, mais o sangue desce e se acumula, mais pressão ele exerce na parede da veia e assim por diante.
Mas aí você vai me perguntar: mas Doutor, por que as minhas veias tem problemas nas válvulas? O principal fator de risco infelizmente não podemos mudar: a genética. Um estudo  demonstrou que o risco de ter varizes é de 90% quando ambos os pais são afetados pelo problema. Quando apenas um dos pais é afetado, o risco é de 25% para os homens e de 62% para as mulheres.

Já ter tido trombose venosa profunda (TVP) é uma grande causa de varizes também. A TVP é uma doença que atinge as veias profundas da perna, que passam pelo meio da musculatura, e são responsáveis pela maior parte do sangue que sobe de volta para o coração vindo dos pés. Na TVP essas veias estão entupidas por coágulos de sangue. Sendo assim, o sangue não consegue passar pelo sistema profundo e então é desviado para o sistema venoso superficial, que fica sobrecarregado. E toda vez que as veias do sistema superficial ficam dilatadas damos o nome de varizes. Esse desvio é feito pelas veias perfurantes, que ligam o sistema venoso profundo e superficial, como mostra a figura abaixo.

Outro fator de risco importante é o ortostatismo, ou seja, permanecer em pé ou sentado por longos períodos.
Um dos mecanismos que auxilia as válvulas das veias a mandar o sangue para cima é a chamada bomba muscular da panturrilha. Oque é isso Doutor?
Funciona assim: conforme você anda a sua musculatura da perna, sobretudo as panturrilhas e coxas pressionam as suas veias e espremem o sangue, que só consegue ir para cima por causa das válvulas.
Também é importante salientar que o sedentarismo potencializa o aparecimento das varizes e que você já deve ter imaginado o porquê. Se você não movimenta às suas pernas, consequentemente o sangue tem dificuldade de subir. Simples assim.
Ainda existe um último fator de risco: o aumento da pressão intra abdominal. Ou seja, motivo pelo qual as varizes são mais comuns em obesos e grávidas.
Mas por que isso? Porque o aumento da pressão dentro da barriga comprime a veia cava, uma veia grande que leva o sangue das pernas para o coração. Ou seja, causa um congestionamento por ali e o sangue fica parado nas pernas.
Vamos resumir: Por que eu tenho varizes? Tendência genética, ser do sexo feminino, ter tido trombose venosa, ficar muito em pé ou sentado, não fazer exercícios físicos, estar acima do peso e estar ou ter ficado grávida!
Existem outros fatores de risco, mas estes são os principais.
Um diagnóstico correto refletirá no melhor tratamento caso a caso.
Procure seu médico cirurgião vascular de confiança!

Dr. Arnaud Rivayrand – CRM 167131
Cirurgião Vascular e Ecografista Vascular

Ultimas Notícias!