O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Dra. Amanda Marroni alerta para riscos da obesidade

Amanda Marroni é coordenadora da equipe multidisciplinar do programa ‘Afine-se’, da Clínica de Estética Avançada e Emagrecimento em Cândido Mota.

O sobrepeso e a obesidade são grandes fatores de risco para a Covid-19. Segundo a pesquisa realizada pela organização sem fins lucrativos Kaiser Permanente, publicada na revista científica Annals of Internal Medicine, a contaminação pelo novo coronavírus pode aumentar até quatro vezes o risco de morte em pacientes com obesidade.

No Brasil, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais de idade estava obesa, que equivale 41 milhões de pessoas. Eram 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens. Já em relação ao excesso de peso, no mesmo ano, atingia 60,3% da população, correspondendo a 96 milhões de pessoas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coordenadora da equipe multidisciplinar do programa ‘Afine-se’, Dra. Amanda Marroni, chama a atenção para os perigos dessa doença. “A obesidade é uma doença crônica e que precisa ser tratada. É muito importante que o paciente procure um profissional da saúde para identificar o que chamamos de IMC, Índice de Massa Corpórea, e pode ser detectado no exame de bioimpedância. Hoje, estamos vivenciando um cenário caótico com a pandemia no mundo, o que agrava ainda mais a situação, além de riscos como doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão arterial, diabetes tipo dois, entre outras”, frisa.

Segundo Amanda Marroni, é possível emagrecer em casa, com saúde, sem dietas restritas e uso de medicamentos. “Aqui na Clínica, sempre alertamos os pacientes sobre a importância de uma rotina saudável, sobretudo de uma boa alimentação, com alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Mudar os hábitos é fundamental, e só assim o paciente é capaz de compreender que vencer a obesidade, e consequentemente, criar uma rotina de saúde e bem-estar, é uma das saídas para ter uma vida melhor”, destaca.

Um exemplo é a paciente Jessica, de 34 anos, que eliminou 40 quilos, recuperando sua saúde e autoestima, através do nosso tratamento ‘Afine-se’, mesmo durante esse período de pandemia. Confira seu depoimento: “O afine-se me ensinou, em primeiro lugar, que eu preciso me respeitar e prestar atenção nos sinais que o corpo envia, traçar metas reais que eu realmente me sinta motivada a cumprir e a ter uma melhor relação com a comida e atividade física. Eu me abri ao tratamento e segui todas as orientações que me foram propostas, para auxiliar na criação dos meus novos hábitos”.

Segundo a coordenadora da equipe multidisciplinar do programa ‘Afine-se’, Dra. Amanda Marroni, a história da Jessica foi contada para todo o Brasil, como uma forma de homenagem pela sua conquista e também como incentivo para outras pessoas. “Fico imensamente feliz e grata por ter auxiliado e feito parte dessa linda transformação, e ter a clínica como referência por este e muitos outros resultados, não somente no emagrecimento, mas também na mudança do estilo de vida, na busca por mais amor próprio, autocuidado e, principalmente, pelo aprendizado”, disse. Amanda Marroni reforça ainda que outro diferencial no processo de emagrecimento é a prática de atividades físicas. “Nesse período de pandemia e isolamento social, tornou se ainda mais complicado encontrar incentivos para transformar a nossa rotina, mas é possível fazer exercícios em casa e eliminar os pesos indesejáveis usando o peso do próprio corpo. Crie um tempo para você. Organize um espaço só seu e mexa seu corpo. O importante é ter a constância e se manter firme nos objetivos”, incentivou.

Ultimas Notícias!