O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Eja: Um legado de Cândido Mota para a população

Cândido Mota oferece a Educação de Jovens e Adultos, atualmente sediada na escola municipal “Helena Pupim Albanez”.

Direito assegurado pela Constituição de 1988, a Educação deve ser uma preocupação prioritária dos gestores públicos. Nesse sentido, todas as etapas da escolaridade merecem um olhar atento e responsável, desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (Eja). Dadas as condições atuais impostas pela pandemia e pela fragilidade social e econômica, é preciso lutar ainda mais para atender às necessidades da população e impedir retrocessos.
Para todos aqueles que, por razões diversas, não puderam frequentar a escola na idade apropriada, o município de Cândido Mota oferece a Educação de Jovens e Adultos, atualmente sediada na Escola Municipal “Helena Pupim Albanez”, no período noturno. A Eja municipal tem décadas de tradição na cidade e tornou-se uma referência entre os municípios da região. A oferta dessa modalidade possibilita a retomada dos estudos a centenas de moradores. Com a volta à escola, essas pessoas podem reviver antigos sonhos interrompidos: ler e escrever, completar etapas da formação, aperfeiçoar-se para melhores oportunidades de emprego, participar de projetos como teatralização e ‘Libras’, bem como ingressar no ensino superior. Não são poucos os relatos de ex-alunos que, graças à Eja, passaram em universidades ou cursos técnicos e melhoraram suas condições de vida.

Alunos da EJA se preparam para apresentação em LIBRAS (novembro/2019)

A população atendida na Eja pode contar com profissionais capacitados e engajados que oferecem uma educação de qualidade, voltada para o protagonismo, a autonomia e o respeito à diversidade; uma educação capaz de preparar os estudantes para enfrentar os desafios da atualidade. Os alunos são atendidos por professores, gestores e funcionários em ambiente acolhedor e inclusivo. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem promovido o aprimoramento pedagógico por meio de cursos de atualização profissional e acompanhado o trabalho desenvolvido pelos professores. Tudo isso é feito com a intenção de criar vínculos entre a comunidade escolar e a população, além de cumprir com um dos papéis fundamentais da escola, que é o de praticar e promover a cidadania.

Profissionais da EJA em curso de atualização profissional oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cândido Mota (julho/2021)

O trabalho da Educação de Jovens e Adultos é acompanhado pela secretária de Educação e Cultura Elaine Fontana, pela supervisora de ensino Andréa Zollner, pela equipe gestora da escola (Rachel Thomé, Marlenice Dias e Sylvia Belavenutti), pelos vereadores (entre eles David Leiteiro e Regina Jabur) e pelo prefeito Eraldo José Pereira, cujo empenho favoreceu a permanência e o aprimoramento da Eja. O diálogo entre os gestores municipais e os profissionais que atuam na modalidade fortalece e impulsiona os trabalhos que são desenvolvidos na cidade. Nos encontros, os gestores ouvem as demandas de professores e alunos, apontando caminhos que levem à melhoria dos serviços prestados. O papel relevante da Eja no município junto à comunidade cândido-motense é resultado do trabalho conjunto que busca contribuir ainda mais para a educação da cidade. Em um momento de insegurança educacional e risco de evasão (questão que continua a ser um desafio em todo o país, segundo o Observatório de Educação, Ensino Médio e Gestão do Instituto Unibanco), a Eja de Cândido Mota está se adequando à nova realidade para fazer mais e melhor.
Para quem não pôde completar os estudos e deseja reescrever sua própria história de vida, as matrículas para o próximo ano letivo terão início em 6 de dezembro. A partir dessa data, os interessados podem ir à E.M. “Helena Pupim Albanez”, das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. A escola oferece vagas noturnas na Eja para atender desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.

Reunião entre o prefeito Eraldo Pereira, professores e coodernadora da EJA, vereadores e equipe da Secretaria da Educação e Cultura (outubro/2021)

(Colaboração Professores da EJA ‘Helena Pupim Albanez’)

Ultimas Notícias!