O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Energisa alerta para os riscos de acidentes com eletricidade nos dias de folia

Feriado prolongado chegando e muita gente já se programando para cair na folia, pegar a estrada ou curtir os dias de descanso em casa. O que muitos nem imaginam é que, independentemente da programação, há comportamentos que podem colocar em risco a segurança dos foliões no que diz respeito à eletricidade.

“Nessa época do ano, os riscos mais comuns vão do uso incorreto de serpentinas, sprays e jatos de água perto da rede elétrica, até as ligações improvisadas ou manuseio de eletroeletrônicos sem os devidos cuidados”, resume, Rodrigo Pontes, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

Quem vai curtir a folia nos desfiles de rua, em cima de trio elétrico ou carro alegórico precisa ficar atento aos adereços e fantasias: cuidado para que hastes metálicas, sombrinhas e bastões de selfie não atinjam os fios de energia.  

“Há situações em que a simples proximidade de um equipamento metálico com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, enfatiza o coordenador da Energisa.  

Para os adeptos às festas em sítios ou chácaras, o cuidado deve ser redobrado na hora de decorar o ambiente, ligar o som e arrumar a iluminação. Nada de improviso! Evite o uso de extensões, benjamins e adaptadores que podem causar o superaquecimento de tomadas, resultando em curto-circuito, choque elétrico e incêndios.  

Além disso, se for curtir uma piscina ou rio, lembre-se de que água e eletricidade não combinam. Por isso, não manuseie aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.  “São dicas simples, mas importantes para curtir o carnaval e o feriado prolongado com segurança”, reforça Rodrigo.   

Riscos nas estradas 

Por fim, quem está de malas prontas para pegar a estrada, deve refletir sobre os riscos de acidentes de trânsito nesta época do ano. Em caso de acidentes envolvendo poste, a Energisa orienta que motorista e passageiros permaneçam dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança. E quem se deparar com um acidente, precisa manter a distância e entrar em contato com a Energisa e com o Corpo de Bombeiros. 

Para falar com a Energisa, ligue no 0800 70 10 326 ou acesse o Aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br  ou a Gisa (assistente virtual do Whatsapp) pelo número (18) 99120-3365.  (Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!