A tecnologia trouxe praticidade ao nosso dia a dia. Do chuveiro à fritadeira elétrica, do portão automático às tomadas para carregar o celular em qualquer lugar. Em cada cômodo da casa há, no mínimo, um equipamento que demanda o uso da energia elétrica. E isso chama a atenção para algo que pode ser tornar um problema: as instalações elétricas da sua casa estão adequadas para a quantidade de eletrônicos que você possui?
“Até pouco tempo o principal consumo de energia uma casa estava atrelado a equipamentos básicos como geladeira, micro-ondas, televisão, chuveiro. Hoje o mercado traz novos produtos a cada dia, o que acende um alerta sobre as condições das instalações elétricas domésticas”, analisa Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
Ele acrescenta que mesmo no caso dos imóveis mais novos, é importante se certificar de que as instalações elétricas foram devidamente projetadas para suportar a demanda de energia. Já em relação às instalações de imóveis mais antigos é indispensável ficar atento aos sinais de que elas precisam ser tocadas.
“Além de aumentar a conta de energia, instalações elétricas com problemas podem causar acidentes graves como curto-circuito, choque elétrico e até incêndio de grandes proporções”, enfatiza Rodrigo.
Em ambas as situações, a orientação é contratar um eletricista profissional para que verifique as condições das tomadas e de toda a fiação do imóvel. Se uma ou mais tomadas e interruptores apresentarem defeitos como aquecimento ou cheiro de queimado, não ignore esses sinais, nem improvise adaptações.
“Benjamins, conhecidos como ‘Ts’, e extensões também podem ocasionar sobrecarga na rede elétrica do imóvel. Por isso é tão importante obter um parecer técnico que assegure as condições das tomadas e da fiação do imóvel. Ele ainda poderá orientar se a demanda dos equipamentos eletrônicos ligados corresponde à carga disponível na unidade consumidora”, acrescenta.
Fique atento aos sinais
Além do aquecimento e cheiro de queimado nos interruptores e tomadas, veja outras situações que podem ser um sinal de que sua instalação elétrica precisa de manutenção:
– As chamadas “quedas dos disjuntores” são os primeiros sinais de sobrecarga de energia. Se eles estão caindo com frequência, tem algo errado na sua instalação;
– Fique atento se há redução da luminosidade quando liga um equipamento de grande potência como, por exemplo, um micro-ondas;
– Repare se lâmpadas e chuveiros estão queimando com frequência;
– Instalações irregulares também podem causar o desligamento repentino dos equipamentos, mesmo quando não há situações de falta de energia;
“Ao perceber qualquer um desses sinais, chame imediatamente um eletricista profissional. Com eletricidade não se brinca”, finaliza Rodrigo. (Colaborou Assessoria de Imprensa)