A eletricidade torna nossa vida mais fácil e confortável, mas também pode ser perigosa se não for tratada com cuidado, principalmente quando se tem crianças em casa. Durante as férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo em casa, é ainda mais importante garantir um ambiente seguro. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste compartilha algumas orientações essenciais para evitar acidentes.
Entre os principais cuidados, o coordenador de Segurança da distribuidora, Rodrigo Pontes Garcia, reforça que os pequenos precisam ser orientados a não utilizarem celulares e tablets enquanto estão carregando.
Outra dica importante é ensinar as crianças menores a não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. “As tomadas são fontes de risco, especialmente para as crianças mais curiosas. O ideal é que sejam utilizados protetores de tomada. Além disso, evite deixar fios soltos e acessíveis, pois eles podem ser mordidos ou puxados”, alerta Rodrigo.
Em ambientes com crianças, evite usar fios ou extensões de maneira improvisada. Caso seja necessário, certifique-se de que os fios não fiquem soltos no chão, pois as crianças podem tropeçar, puxar ou até mesmo se machucar.
O coordenador de Segurança ainda aponta outras situações e dicas para evitar acidentes quando se tem crianças em casa:
- Ensine a criança a não brincar com aparelhos elétricos: Explique para os pequenos que aparelhos como secadores de cabelo, liquidificadores e outros objetos com fio devem ser manuseados apenas por adultos. Nunca permita que eles brinquem com esses equipamentos, especialmente em ambientes úmidos.
- Mantenha os aparelhos elétricos longe da água: A água e a eletricidade não são uma boa combinação. Nunca use aparelhos elétricos perto de banheiras, pias ou piscinas. E se algum equipamento cair na água, não tente retirá-lo sem desligar a energia.
- Supervisione sempre as crianças em ambientes públicos: Em locais como parques, escolas ou outras áreas quem tenham aparelhos elétricos, fique atento e evite que as crianças se aproximem de fios expostos, tomadas e equipamentos elétricos.
Para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. “Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas”, reforçar Rodrigo.
Por fim, ao empinar pipas, é importante não utilizar linhas metálicas ou com cerol, pois também podem machucar quem estiver por perto.
(Assessoria de Comunicação)