A Energisa Sul-Sudeste realizará mais um importante investimento no sistema elétrico que abastece a região. Orçado em aproximadamente R$ 6,9 milhões, o projeto contempla a substituição de um equipamento e melhorias na subestação Água do Almoço, um empreendimento situado na área rural de Cândido Mota, que é subsidiário à subestação que atende o município. De acordo com o gerente de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes, a previsão é de que essas melhorias sejam executadas no primeiro trimestre de 2024.
“Este investimento integra mais uma etapa do cronograma de obras, melhorias e modernização da rede elétrica que a Energisa tem executado na região. São obras de extrema importância que visam aumentar a confiabilidade do sistema elétrico, garantindo uma energia segura, contínua e de qualidade para os nossos clientes residenciais, comerciais, industriais e poder público”, completa Alessandro.
Paralelamente ao projeto da subestação, a Energisa tem atuado em outras melhorias na rede elétrica com a substituição de postes e cruzetas (estruturas que sustentam os fios de energia), podas de árvores em locais que oferecem riscos ao sistema elétrico e manutenções preventivas em equipamentos imprescindíveis para a distribuição de energia.
Para o conforto dos clientes, parte dessas manutenções é executada sem interrupções no fornecimento de energia. Ou seja, sempre que possível, dentro dos protocolos técnicos e de segurança, as equipes especializadas em linha viva entram em ação, trabalhando com a rede energizada, sem desligar a rede elétrica.
“Mas, quando é preciso fazer o desligamento da rede temos o compromisso de avisar a população com antecedência a fim de que todos possam se programar para o período da interrupção”, acrescenta Alessandro.

Na região
Dentro dessa premissa de acompanhar o desenvolvimento das cidades onde atua, os investimentos da Energisa não param. Conforme anunciado no início deste ano, até 2025 a distribuidora prevê a entrega de outras importantes obras como melhorias nas subestações Bastos II, Assis III, Rancharia, Salto Grande e Ibirarema; substituição de equipamentos nas subestações Echaporã, Lutécia, Quatá I e Tupã; e melhorias na rede elétrica de Bastos, Ibirarema, João Ramalho, Oscar Bressane, Quatá e Salto Grande e outros municípios da região.
(Assessoria de Comunicação)