Assim como o Natal, a virada do ano é sinônimo de muita comida, música e diversão sem moderação. Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns nesse período que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade.
“Apesar de não haver novidades nas principais orientações, é importante reforçar, porque muitas pessoas ainda se colocam em situação de risco improvisando com extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida”, alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou celebrar em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e “puxar energia”.
“Além disso, esses serviços são executados por amadores que, sem os devidos conhecimentos técnicos, se expõem ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande”, complementa Rodrigo.
Aos adeptos às piscinas nesse calorão fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.
Por fim, se a tradição inclui celebrar a chegada do novo ano com fogos de artifício, a segurança exige que tudo isso seja feito longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”, reforça o coordenador. Vale ressaltar que em algumas cidades, é proibido soltar fogos de artifício.
Serviço
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve contatar a Energisa pelos canais de atendimento:
- Aplicativo para celular Energisa On
- Site www.energisa.com.br
- Gisa/WhatsApp: www.gisa.energisa.com.br
- Call Center – 0800 70 10 326.
- (Colaborou Assessoria de Imprensa)