Nesta primeira semana do mês, no último dia 6, a quinta série do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, esteve na Casa da Criança, em Assis, com professores e alunos, para realizar uma atividade. Crianças de 6 a 11 anos de idade participaram e aprenderam sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças transmissíveis, como a pediculose, a infestação por piolhos.
Com o verão, a transmissão pelo inseto piolho aumenta. Temperaturas elevadas aceleram o crescimento do inseto, dessa forma, sua incidência é maior nessa época do ano. Por isso, existe a preocupação das instituições de ensino em combater a doença, já que o contato físico entre as crianças é maior, principalmente nas creches e escolas.
“Ao contrário do que muitos pensam, o piolho não voa, nem salta. Ele é transmitido de pessoa para pessoa, por meio do contato próximo ou ao compartilhar utensílios de uso pessoal, como pentes ou elásticos para amarrar o cabelo”, disse a professora Adriana Avanzi Marques Pinto, que leciona na graduação da Fema.
A contração da doença não está ligada à falta de higiene e dessa forma qualquer pessoa pode ter. “Existe o preconceito de que pessoas com o cuidado de higiene precário estão mais suscetíveis à doença. Por incrível que pareça, o piolho gosta de local limpo”, explicou a professora.
A ação na Casa da Criança foi finalizada com uma atividade lúdica, na forma de teatro, o qual ensinou para as crianças a importância do autocuidado, como sempre tomar banhos e lavar as mãos. ?O grupo de estágio que realizou essa atividade já realiza outras na Estratégia Saúde da Família (ESF), unidade Vitória. Assim, o quinto ano de Enfermagem da Fema fecha seu ciclo com chave de ouro”, finalizou Adriana.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)